O Summit Agenda SP+Verde anuncia, nesta terça-feira (21), a abertura do credenciamento para jornalistas interessados em cobrir o evento internacional pré-COP30, que será realizado no Parque Villa-Lobos, na zona oeste da capital paulista, nos dias 4 e 5 de novembro.
Os profissionais de imprensa devem formalizar seu credenciamento a partir de hoje, até o dia 3 de novembro, enviando um e-mail para semil.imprensa@sp.gov.br com nome e sobrenome, cargo, veículo de comunicação que representam e um número de telefone para contato.
O Summit reunirá especialistas e líderes nacionais e globais para debater soluções com foco em economia verde e desenvolvimento sustentável.
Além do acesso aos debates, jornalistas credenciados poderão acompanhar uma programação ampla distribuída ao longo de dois dias: mais de 70 painéis divididos em cinco palcos, oito atrações artísticas, nove visitas guiadas pela capital, Região Metropolitana de SP e interior paulista, rodada de negócios, além de dezenas de ativações e experiências promovidas pelos parceiros do evento.
Temas como resiliência climática, descarbonização dos diversos setores, finanças verdes, restauração ecológica, inteligência artificial e sustentabilidade, mercado de carbono, entre outros, reunirão governos, entidades, iniciativa privada, academia e formadores de opinião, com o objetivo de promover conexões e gerar soluções de curto, médio e longo prazo.
O Summit Agenda SP+Verde é um evento pré-COP realizado pelo Governo de São Paulo, Prefeitura de São Paulo e USP. O encontro reunirá especialistas, lideranças e representantes da sociedade para debater o desenvolvimento sustentável e economia verde. Uma estrutura completa está sendo preparada no Parque Villa-Lobos, com cinco palcos, rodada de negócios, área de inovação, Casa da Circularidade, espaço gastronômico e atrações culturais.
As discussões serão organizadas em quatro eixos temáticos: Finanças Verdes, Resiliência e o Futuro das Cidades, Justiça Climática e Sociobiodiversidade, e Transição Energética e Descarbonização. Uma trilha de economia circular percorrerá todos os palcos e se estenderá à Casa da Economia Circular, oferecendo vivências, workshops e experiências sob curadoria do Movimento Circular. Na área de inovação, universidades, institutos e distritos tecnológicos debaterão o papel da pesquisa e da tecnologia na transformação climática de São Paulo. No palco principal, a economia verde será o centro do debate, com a presença de lideranças políticas e convidados especiais.
A expectativa é receber 5 mil pessoas por dia, incluindo comitivas internacionais, representantes de governos, academia, iniciativa privada, investidores e organizações do terceiro setor. O Summit Agenda SP+Verde integra uma ampla mobilização pelo desenvolvimento sustentável, com patrocínio da Cosan, Comgas, Edge, Rumo, Sabesp, Itaú, Amazon, Votorantim Cimentos, EcoUrbis, Solvi, Loga, Motiva, EDP, Veolia, Metrô e Stellantis, Ecovias, Toyota e JHSF, e apoio institucional da Fiesp, Prefeitura de Campinas, B3, SP Águas, Fundação Florestal, Cetesb, DER, Unica, Aesabesp, Abrainc, Abiogás, Secovi-SP, Arsesp, ACSP, CET, The Nature Conservancy, Cebds, Pacto Global, SOS Mata Atlântica, Movimento Circular, Instituto de Conservação Costeira, Movimento União BR, Circular Brain, Inovaclima Brasil, IPT, CGGI, GRA, Zeros, Dia da Terra, Ideia Sustentável, Kearney, Instituto Baccarelli, Zero Summit, NEOOH e Parque Villa-Lobos.
Local: Parque Villa-Lobos, São Paulo/SP
Datas: 4 e 5 de novembro de 2025
Credenciamento: semil.imprensa@sp.gov.br
Mais informações: www.agendaspmaisverde.org.br