A Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba - Fapesq lançou, nessa segunda-feira (20), a chamada com os critérios locais e convida pesquisadores vinculados às Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTIs) sediadas no Estado da Paraíba a participarem da Chamada Transnacional Conjunta Water4all - 2025 Água e Saúde.
A Fapesq apoiará uma proposta no valor máximo de até € 20 mil, com recursos do Tesouro Estadual. A chamada é fruto da Parceria Europeia para a Segurança Hídrica (Water4All) com o Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no âmbito do programa europeu Horizon Europe.
A iniciativa apoiará projetos de pesquisa e inovação voltados aos principais desafios relacionados à interconexão entre água e saúde humana, incluindo qualidade da água, contaminantes e tecnologias de tratamento.
As propostas submetidas devem abordar, no mínimo, um dos seguintes tópicos:
1- Contaminantes transmitidos pela água e riscos à saúde – Investigar a ocorrência, o comportamento e as interações de contaminantes, bem como identificar populações vulneráveis.
2- Ferramentas e tecnologias inovadoras de monitoramento – Desenvolver e aplicar novos métodos para monitorar a qualidade da água e a exposição humana;
3-Tratamento de água e redução de exposição – Propor soluções e estratégias de tratamento para reduzir a exposição a substâncias nocivas.
4- Governança, inovação socioeconômica e integração de políticas – Explorar modelos e políticas de governança inclusivas que integrem prioridades de água e saúde.
O texto da chamada está disponível, na íntegra, no site do Confap pelo link: https://news.confap.org.br/water4all-lanca-a-chamada-transnacional-conjunta-2025-water-and-health/
Em consonância com os objetivos estratégicos da Water4All, os resultados dos projetos devem contribuir para a implementação de políticas e estratégias de gestão de recursos hídricos globais, da União Europeia e nacionais, baseadas em evidências. Isso inclui o Pacto Ecológico Europeu (European Green Deal), a Diretiva-Quadro da Água da União Europeia, a Transição Justa e a agenda de ações pela água dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).
Elegibilidade
Cada consórcio deve envolver pelo menos três parceiros elegíveis, que solicitem financiamento a Organizações de Parceiros de Financiamento participantes de três países diferentes. É necessário que haja ao menos duas entidades jurídicas independentes de dois Estados-Membros da União Europeia ou de países associados ao Horizon Europe como destinatários do apoio financeiro. O consórcio poderá ter no máximo sete parceiros, incluindo um parceiro autofinanciado.
A Water4All disponibiliza uma plataforma para busca de parceiros, acessível no link: https://proposals.etag.ee/water4all/2025/partner-search .
De acordo com os critérios adotados pela Fapesq, para participar da chamada local os pesquisadores devem:
- Ter nacionalidade brasileira;
- Ter diploma de doutor, possuir vínculo empregatício com uma Instituição de Ensino Superior (IES) e Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTIs) com sede no estado da Paraíba e ter produção científica ou tecnológica nas áreas de conhecimento que a chamada determina;
- Ser o coordenador do projeto;
- Estar com o currículo Lattes do CNPq atualizado no ano da submissão da proposta;
- Estar cadastrado e adimplente junto à Fapesq. A existência de qualquer inadimplência, por parte do proponente, com a Fapesq, resultará no indeferimento da proposta.
Cada proposta deve ser inédita e composta por um único projeto de pesquisa. Os projetos colaborativos de pesquisa e inovação aprovados terão duração de 36 meses.
As propostas deverão ser submetidas na plataforma internacional da chamada através do link: https://www.water4all-partnership.eu/joint-activities/water4all-2025-joint-transnational-call. O prazo para submissão das pré-propostas na plataforma Water4all deverão acontecer até 13 de novembro de 2025, às 15h CET (Central European Time).
De acordo com os critérios Fapesq, as propostas deverão ser submetidas inicialmente na plataforma de submissão da Chamada Water4All. Somente após a divulgação do resultado final, a proposta aprovada deverá ser submetida ao sistema SIGFAPESQ ( https://sigfapesq.ledes.net/ ) com proposta redigidas em inglês e versão traduzida em português.
Mais informações acerca da Chamada CONFAP-Water4All 2025 através do e-mail: internacional.confap@gmail.com
Caso os proponentes necessitem de esclarecimentos quanto às diretrizes da Fapesq, poderão entrar em contato pelo e-mail: programas-projetos@fapesq.rpp.br
Cronograma
–Lançamento dos critérios adotados pela Fapesq: 20 de outubro de 2025.
–Prazo final para submissão de pré-propostas: 13 de novembro de 2025.
–Prazo final para submissão de propostas completas: 13 de abril de 2026.
–Início dos projetos: final de 2026 e início de 2027.
Acesse os critérios adotados pela Fapesq .