Quarta, 22 de Outubro de 2025
21°C 28°C
Maceió, AL
Publicidade

Estudantes da rede estadual são destaque no Concurso Nacional de Redação da Defensoria Pública da União

Estudantes da Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Professor Luiz Gonzaga Burity, localizada em Rio Tinto e vinculada à 14ª Gerência Regional de E...

Colaboração para o Jornal Online Alagoas
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Secom Paraíba
22/10/2025 às 14h05
Estudantes da rede estadual são destaque no Concurso Nacional de Redação da Defensoria Pública da União
Foto: Reprodução/Secom Paraíba

Estudantes da Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Professor Luiz Gonzaga Burity, localizada em Rio Tinto e vinculada à 14ª Gerência Regional de Educação (GRE), conquistaram, na última semana, o segundo e o terceiro lugares na etapa estadual do 8º Concurso Nacional de Redação da Defensoria Pública da União (DPU). A iniciativa, que tem abrangência nacional, premiou os estudantes Renata Phan Gomes de Lima Costa e Kauann Lucas de Araújo Pereira, ambos da 3ª série do Ensino Médio, orientados pelo professor de Língua Portuguesa Eduardo Fernandes. O concurso deste ano teve como tema “Os desafios da saúde dos povos indígenas no Brasil”, e mobilizou estudantes de todo o país a refletirem sobre a importância do acesso à saúde pública de qualidade e o respeito às culturas indígenas.

Continua após a publicidade
Anúncio

O processo de preparação para o concurso ocorreu durante o primeiro semestre letivo, dentro das ações do projeto “Minha Escola é Antirracista”, desenvolvido pela ECIT Burity. Durante as atividades, os estudantes participaram de momentos de leitura, debate e pesquisa sobre a temática, relacionando o conteúdo à realidade social e aos direitos garantidos pela Constituição Federal. Sob orientação do professor Eduardo Fernandes, 67 redações foram produzidas e inscritas na categoria “Escola de Ensino Médio”, representando a rede estadual de ensino da Paraíba na competição.

Segundo o professor Eduardo Fernandes, o concurso foi uma oportunidade para trabalhar a escrita como ferramenta de reflexão crítica e cidadã. “Quando o tema foi divulgado, percebi que seria uma chance de despertar nos alunos o olhar crítico e sensível para uma questão social de grande relevância. Cada estudante foi estimulado a pesquisar, argumentar e se expressar de forma autoral e consciente. Ver meus alunos conquistando o 2º e o 3º lugares foi motivo de grande satisfação, pois o resultado demonstra o compromisso com o tema e o potencial formativo da educação pública”, afirmou.

Os estudantes premiados destacaram a importância da experiência para seu desenvolvimento acadêmico e pessoal. Para Kauann Lucas, que conquistou o terceiro lugar, participar do concurso representou um exercício de amadurecimento intelectual. “Essa experiência foi fundamental para minha preparação, não só para o Enem, mas também para me posicionar diante de diversos temas. Fiquei muito feliz em ter alcançado nota máxima e em ver o esforço da escola e do professor Eduardo reconhecido”, afirmou o estudante.

Já Renata Phan, que obteve o segundo lugar, ressaltou a relevância do tema e o papel da escola pública na formação de jovens conscientes. “Fico imensamente feliz por ter produzido um bom texto com a orientação do professor Eduardo. Todo o apoio e dedicação dele foram cruciais para que eu pudesse representar o Estado da Paraíba com nota máxima. Agradeço à DPU pela iniciativa de incentivar jovens na escrita e no desenvolvimento humano, abordando temas que promovem uma reflexão ética e cultural sobre a diversidade brasileira”, destacou a estudante.

O Concurso Nacional de Redação da DPU tem como objetivo promover a educação em direitos e incentivar o protagonismo juvenil, estimulando a reflexão sobre temas sociais e constitucionais. A cada edição, o certame aborda uma temática diferente, desafiando os estudantes a propor soluções e interpretações críticas a partir da realidade brasileira. Os textos são avaliados por comissões regionais e nacionais, considerando critérios como domínio da norma padrão, coerência argumentativa e compreensão do tema.

A participação da ECIT Burity no concurso está alinhada às ações do projeto Desafio Nota 1000, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB), que estimula a leitura, a escrita e a prática da redação em todas as escolas da rede. Criado em 2020 e regulamentado pelo Decreto Estadual nº 41.305, o projeto articula três eixos principais: ensino, produção textual e avaliação, envolvendo professores, estudantes e corretores de redação em um processo contínuo de aperfeiçoamento voltado à preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.