A Prefeitura de Cristóvão e o Governo de Sergipe abriram o credenciamento para profissionais da imprensa interessados em realizar a cobertura da 40ª edição do Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc). O período para a habilitação segue até a próxima segunda-feira, 27, através do formulário disponível no link .
Serão credenciados até três profissionais por emissora de TV e dois profissionais para os demais veículos de caráter jornalístico. Para isso, será necessário informar o nome do veículo de comunicação, os nomes completos dos profissionais escalados para o evento, número de registro profissional (DRT), áreas de atuação dentro do veículo, entre outras informações solicitadas no formulário.
Levando em consideração questões de segurança e bom andamento do evento, o número de credenciais é limitado, por isso os pedidos serão avaliados com base em critérios como relevância, linha editorial, audiência, engajamento e abrangência de cada veículo. Perfis de redes sociais sem caráter jornalístico não serão aceitos no processo de credenciamento.
A triagem e avaliação dos pedidos ocorrerão entre 27 e 31 de outubro, e o resultado final, com a comunicação dos aprovados e reprovados, será enviado por e-mail no dia 4 de novembro.
O credenciamento se faz necessário para melhor circulação nas áreas do festival e acesso controlado de fotógrafos e cinegrafistas aos palcos durante os shows (condicionado à autorização da produção do artista no momento da apresentação). Também será permitido o acesso à área de recuo de público em frente ao palco e à Sala de Imprensa, localizada no Palco João Bebe Água (Praça São Francisco).
Sobre o Fasc
O Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc), em 2025, será realizado entre os dias 20 e 23 de novembro, e é apresentado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, e realizado pela Prefeitura de São Cristóvão, através da Fundação Municipal de Patrimônio e da Cultura João Bebe Água (Fumpac) e do Encontro Sancristovense de Cultura Popular e Outras Artes (Escoa); e pelo Governo do Estado de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap). O evento conta, ainda, com o patrocínio da Celi e o apoio da SE Sistema Engenharia.
Criado na década de 1970, o Festival de Artes de São Cristóvão é um dos mais representativos do cenário cultural nordestino, reunindo artistas locais e nacionais em diversas linguagens. Após ser interrompido em 2005, o evento foi retomado em 2017, resgatando sua proposta original e fortalecendo a cena cultural da cidade.
Com polos espalhados pelo Centro Histórico e por bairros de São Cristóvão, o Fasc oferece ao público uma programação diversa, com música, teatro, dança, literatura, artes visuais, cinema e outras expressões culturais, reafirmando a identidade da quarta cidade mais antiga do Brasil.