O Governo de São Paulo inaugurou, nesta quarta-feira (22), a nova sede do Instituto de Reabilitação Lucy Montoro de São José do Rio Preto, unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES), referência em reabilitação física no interior paulista. O espaço, mais amplo e moderno, foi projetado para oferecer conforto, acessibilidade e melhor atendimento a pacientes de 160 municípios. A cerimônia aconteceu durante a Caravana 3D, iniciativa do governo estadual para levar políticas públicas a todas as regiões do estado com base nos três pilares da gestão: Desenvolvimento, Dignidade e Diálogo.
“O Instituto Lucy Montoro de Rio Preto é um dos mais importantes equipamentos dedicados à reabilitação em todo o interior. Aqui temos tecnologia de ponta, profissionais altamente qualificados e resultados impactantes para os pacientes e suas famílias. A nova estrutura fornece ainda mais estrutura para esse trabalho continuar trazendo benefícios para toda a região”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.
Responsável por atender os 160 municípios que integram os Departamentos Regionais de Saúde (DRS) de Araçatuba, Barretos e São José do Rio Preto, o novo Lucy Montoro foi construído com um projeto moderno, idealizado para proporcionar mais conforto e mobilidade aos pacientes. A estrutura conta com 985 metros quadrados, 200 a mais do que a sede anterior, e dispõe de melhor infraestrutura, cantina para alimentação dos pacientes e estacionamento ampliado para embarque e desembarque.
Além das novas instalações, está em andamento a construção de um anexo com oito andares, que contará com 12 leitos de internação para pacientes em reabilitação física e outros serviços da unidade. A obra, com investimento de R$ 5,2 milhões da Secretaria de Estado da Saúde, tem previsão de entrega para 2026.
O Lucy Montoro de Rio Preto é a unidade com maior volume de atendimentos entre as 12 unidades do interior paulista. Desde o início de suas atividades, já realizou quase 800 mil atendimentos, beneficiando 17,2 mil pessoas, além de entregar 27,8 mil órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção. Apenas entre janeiro e agosto de 2025, foram 37,2 mil atendimentos, com 996 equipamentos entregues e 3.097 pacientes beneficiados.
Reconhecido por concentrar o maior número de equipamentos de robótica e tecnologia assistiva do interior, o Lucy Montoro reafirma seu protagonismo na reabilitação física e social. A unidade também atua como polo de formação profissional, tendo promovido 26 capacitações que qualificaram 1.776 profissionais de saúde, assegurando atendimento de qualidade a pacientes em suas cidades de origem.
O incentivo ao esporte é outro marco da unidade. Em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro, mais de 70 atletas treinam no local, acumulando 108 medalhas em mais de 10 competições. Dois desses atletas chegaram a ser convocados para a Seleção Brasileira e para o Parapan de Jovens, no Chile.
Com foco também na inclusão social, o Projeto Emprega Lucy já inseriu 80 pessoas no mercado de trabalho, oferecendo cursos de informática, empreendedorismo e costura, além de suporte especializado para recolocação em empregos formais e informais.
Atualmente, a unidade conta com uma equipe multidisciplinar de 105 profissionais, entre médicos fisiatras, cardiologistas, urologistas (adulto e infantil), fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, nutricionistas, enfermeiros, educadores físicos e equipe administrativa.
Ao longo de sua trajetória, o Lucy Montoro de São José do Rio Preto se consolidou como exemplo de integração entre tecnologia, humanização e impacto social. Com o novo prédio, reafirma sua missão de transformar vidas, promover autonomia e ser referência na reabilitação de pacientes em todo o Estado de São Paulo.
A Caravana 3D é uma iniciativa do Governo de São Paulo que percorre as regiões do estado para levar políticas públicas com foco nos três pilares da gestão: desenvolvimento, dignidade e diálogo. A proposta é fortalecer a articulação com os municípios, promovendo entregas e investimentos que considerem as necessidades locais e contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população. Antes de São José do Rio Preto, a caravana passou também pelas regiões de Araçatuba, Marília, Sorocaba, Presidente Prudente e Itapeva.
A Caravana reforça o compromisso do governo paulista com uma atuação mais próxima e integrada, baseada na escuta do cidadão e no diálogo com lideranças locais. Em cada etapa, são realizadas visitas aos municípios e ocorrem anúncios de ações concretas nas áreas de saúde, educação, habitação, infraestrutura e segurança.