
Fazer novas conexões com empregadores foi o objetivo principal da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) na 29ª edição do Congresso Estadual de Gestão de Pessoas (CEGP) 2025, o maior encontro de profissionais, líderes e organizações voltado para o desenvolvimento humano e organizacional em Sergipe, que começou na última quinta-feira, 23.
Com o tema “Conectando Futuros, Inspirando Amanhãs”, o evento propõe uma imersão em debates, práticas e experiências que apontam caminhos para uma gestão de pessoas mais humana, inovadora e sustentável. A Seteem participa dos dois dias de congresso com estande do GO Sergipe divulgando a plataforma, como também o Programa Primeiro Emprego.
O secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Jorge Teles, participou do painel “CEO's - Gente que Conecta Futuros, Negócios que Inspiram Amanhã” e falou sobre os avanços na contratação de mão de obra no estado. “Temos o desafio de construir políticas públicas que conectem as pessoas às empresas, então, tudo começa em contratar e encontrar as pessoas certas para o lugar certo. Temos construído políticas públicas de qualificação profissionalizante, procurando atender o óbvio, que é qualificar as pessoas de acordo com a demanda do mercado, entender o que o mercado está precisando. Temos dialogado muito com as empresas, inclusive, lançado um desafio: diga a mão de obra que você tem dificuldade em contratar, que vamos qualificar de acordo com sua demanda”, explicou.
A presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) em Sergipe, Aldecy Mecenas, falou da importância da Secretaria no evento. “Aqui é o momento para falarmos sobre conhecimento e capacitação profissional, onde os RHs buscam o conhecimento para o desenvolvimento profissional para nosso estado. E a Seteem, estando aqui com o seu estande, é a materialização do apoio que todas as empresas precisam no seu dia a dia para as contratações, é mostrar que o GO Sergipe está aqui para nos apoiar enquanto RH, naquilo que a gente está precisando em mão de obra. Então, é muito importante ter o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Trabalho, para que os RHs possam se desenvolver e fazer suas contratações da melhor forma possível”, enfatizou.
Do RH do Celi Hotel, Natali Santos afirma que passar pelo estande da Seteem foi uma oportunidade não só para conhecer a plataforma GO Sergipe e o Programa Primeiro Emprego, como também para trocar contatos e agendar reunião com a equipe da Seteem. “É muito enriquecedor, vai agregar bastante para a área de RH. Hoje em dia, a mão de obra operacional está muito escassa e essa plataforma vai ajudar realmente, vai facilitar tanto a vida do RH quanto a vida do profissional que quer entrar no mercado de trabalho. Achei interessante, principalmente para empresas pequenas que não têm uma ferramenta, e é totalmente gratuito. O Primeiro Emprego também é muito interessante.
Oferecer essa qualificação profissional é muito importante, principalmente para algumas funções que hoje realmente são mais difíceis de encontrar profissionais”, ressaltou.
Para a analista de RH da Energisa, Ana Paula Paes, as ações da Seteem podem ajudar muito as empresas. “O programa Primeiro Emprego do Governo é uma excelente oportunidade para as empresas conhecerem os jovens que precisam dessa primeira oportunidade, que precisam se capacitar, e a prática é a melhor forma de aprender. A plataforma de empregos GO Sergipe é excelente para as empresas se conectarem à sociedade, conhecerem as pessoas que estão no mercado. Então, recomendo muito”, enfatizou.
Já para a gestora da empresa Ser Desenvolvimento, Minéia Carvalho, passar pelo estande foi um momento para tirar dúvidas. “Encantada de chegar aqui no Congresso da ABRH e encontrar o estande do GO Sergipe, uma plataforma que eu já uso para captar profissionais, e aproveitei esse momento para esclarecer dúvidas sobre atualizações na plataforma, que vão facilitar ainda mais o nosso dia a dia. Também fiquei surpresa com outro programa que não conhecia, o Primeiro Emprego. Não conhecia esse projeto e fiquei encantada também de saber que nós podemos dar essa oportunidade para os jovens”, destacou.
O secretário da Seteem reforçou o excelente momento econômico que o estado vive. “Vivemos, hoje, o melhor ciclo econômico da nossa história. Iniciamos em 2023, quando saímos de uma taxa de desemprego de 12% para 8%, agora. O governador Fábio Mitidieri entendeu a importância que precisa ser dada à qualificação profissionalizante, como ele sempre diz: política pública sem recurso é só discurso. Então, ele tem dado atenção ao orçamento e temos recursos suficientes para estabelecer esse diálogo e qualificar a mão de obra que as empresas estão precisando”, enfatizou Teles.















