
No dia 24 de outubro, Sergipe comemora o Dia da Sergipanidade, voltado à valorização da identidade cultural do estado. E foi nesta sexta-feira, 24, que aconteceu a 60ª edição do ‘Sergipe é aqui’, realizada no município de Canhoba, na região do baixo São Francisco. Coordenado pela Secretária de Estado da Casa Civil (Secc), o programa já percorreu 60 cidades sergipanas, transformando a vida da população.
Com os mais de 160 serviços concentrados no entorno do Centro de Excelência São Francisco de Assis, a população de Canhoba teve acesso a atendimentos como cadastramento de lojistas pelo Banese; solicitação de órteses e próteses; realização de prova de vida; transferência de propriedade veicular; cadastro no banco de medula óssea; entrega do cartão CMais; exames de DNA; licenciamento ambiental; orientação para abertura de empresas; troca de titularidades de contas; cadastro para pagamento de tarifa social através da Iguá Sergipe, entre outros.
Segundo o secretário-chefe da Casa Civil, Jorginho Araujo, a 60ª edição do programa representa um marco, pois além de acontecer no Dia da Sergipanidade, também chega ao último município banhado pelo Rio São Francisco a receber a caravana itinerante. “Canhoba é a 60ª cidade do estado a receber o leque de serviços e atendimentos ofertados por esse programa que tem chegado a toda população sergipana. É preciso ressaltar o compromisso do governador Fábio Mitidieri”, destacou.
Cidadania e humanização
Para a estudante de pós-graduação Norma Alves, o ‘Sergipe é aqui’ chegou como uma grande oportunidade para que pudesse emitir sua nova Certidão de Nascimento sem precisar pagar taxas. “Vim renovar a minha Certidão de Nascimento para conseguir o certificado no meu curso de pós-graduação. Gostei muito do atendimento das pessoas do programa, é uma ótima experiência e vou economizar mais ou menos R$ 75 reais por ter vindo aqui”, destacou.
Segundo a agricultora Maria Thainá, a sexta-feira veio como uma nova oportunidade para salvar vidas, por meio da doação de sangue e cadastro no Banco de Médula Óssea. “Eu já sou doadora de sangue e decidi me tornar doadora de medula também. Há um tempo, minha tia precisou de doação de sangue e isso me fez continuar ajudando outras pessoas, porque agora sei o quão importante essa doação pode transformar vidas, pois alguém pode estar precisando e eu posso estar ajudando”, disse.
Já a dona de casa Cissa do Santos aproveitou a passagem do programa para renovar suas pendências sem precisar sair do município. “Vim para o ‘Sergipe é aqui’ fazer o exame de lâmina, para continuar cuidando da minha saúde. Também vou aproveitar para resolver uma pendência na Deso aqui mesmo, na minha cidade. Com o programa acontecendo aqui em Canhoba, não preciso ir para Propriá, que é onde tem uma unidade da empresa mais próxima”, enfatizou.
Meio ambiente
Ainda durante a 60ª edição do ‘Sergipe é aqui’, no município de Canhoba, o Governo de Sergipe lançou o programa Conservar-SE, iniciativa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac) voltada ao fortalecimento da gestão das Unidades de Conservação estaduais e à restauração florestal de suas zonas de amortecimento.
O programa reúne estratégias integradas que envolvem regularização fundiária, infraestrutura, educação ambiental, governança participativa e restauração ecológica, com foco na proteção dos biomas Caatinga e Mata Atlântica, além do ecossistema manguezal.
As ações incluem a atualização e implantação de planos de manejo participativos, criação de viveiros regionais, aquisição de equipamentos de monitoramento, formação de brigadas locais, criação do Programa Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e do selo Conservar-SE para empresas apoiadoras.
Ao todo, seis Unidades de Conservação Estaduais serão contempladas: Área de Proteção Ambiental (APA) Litoral Sul, Parque Estadual Marituba, Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Mata do Cipó, Monumento Natural Grota do Angico, Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco e APA Morro do Urubu. O objetivo é recuperar paisagens degradadas, proteger nascentes e corredores ecológicos, fortalecer a biodiversidade e gerar empregos verdes, reafirmando o compromisso do Governo de Sergipe com a conservação dos ecossistemas sergipanos.
Para a secretária do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas, Deborah Menezes Dias, o lançamento do Conserva-SE reafirma o compromisso do Governo de Sergipe com a proteção dos nossos biomas e com a qualidade de vida das comunidades. “O programa reúne ciência, saberes tradicionais e tecnologia para recuperar nascentes, restaurar paisagens degradadas, aumentar a conectividade entre Unidades de Conservação e promover empregos verdes. Com ações que vão da regularização fundiária à educação ambiental e ao monitoramento avançado, vamos fortalecer a resiliência climática do estado e promover um desenvolvimento sustentável e inclusivo para todos”, completou.








