Sábado, 25 de Outubro de 2025
22°C 30°C
Maceió, AL
Publicidade

Governo de Sergipe apoia Semana da Sergipanidade 2025

Parceira do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac na realização do evento, Setur tem espaço próprio, onde são expostos e comercializados produtos do artesa...

Colaboração para o Jornal Online Alagoas
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Secom Sergipe
25/10/2025 às 06h20
Governo de Sergipe apoia Semana da Sergipanidade 2025
Praça Fausto Cardoso, no Centro de Aracaju, ficou lotada para celebrar a sergipanidade / Fotos: Vander Alves/Setur

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), apoia a terceira edição da Semana da Sergipanidade. Neste ano, o evento realizado pelo Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, que celebra a cultura, a história e a gastronomia sergipanas, está ainda maior. Foi neste grande centro cultural ao ar livre que a Setur montou um espaço onde está divulgando o destino Sergipe e no qual estão sendo expostos e comercializados inúmeros produtos do artesanato sergipano.
 
O evento reúne manifestações populares, música, dança, gastronomia, artesanato, turismo, memória afetiva e identitária, valorizando o que há de mais genuíno no estado. Na noite de abertura, na última sexta-feira, 24, houve desfile de moda e apresentações de João Araújo, Chico Queiroga e Pedro Lua. A Semana da Sergipanidade continua até 2 de novembro na Praça Fausto Cardoso, no Centro de Aracaju. 
 
Segundo o secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, a Semana da Sergipanidade fortalece a identidade cultural sergipana, resgata tradições e estimula a economia criativa. Além disso, ele enaltece que o evento já entrou para o calendário das grandes celebrações de Sergipe. “Um evento como este é fundamental para fomentar a nossa sergipanidade, o que temos de mais autêntico. Aqui, os visitantes e até turistas que estejam usufruindo do nosso estado têm a chance de conhecer, em um só lugar, um pouco sobre nossas expressões artísticas, nossa gastronomia e nossa cultura. Também é uma oportunidade de gerar renda e estimular nossa economia”, declara o secretário.
 
Para o presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Marcos Andrade, a Semana da Sergipanidade já se tornou o evento que mais movimenta a gastronomia sergipana. “Este evento exalta nossa identidade, nossos sabores e nossas raízes. Celebrar Sergipe é despertar no sergipano o orgulho de sua história, seu território e sua força cultural. Quando nossa gente reconhece o que é seu, ela passa a valorizar, consumir e conhecer mais o próprio estado, e isso transforma, integra e desenvolve”, afirma.
 
No espaço da Setur, em dias diferentes, estão em exposição e para comercialização artesanatos produzidos em vidro, papel machê, cerâmica, madeira, entre outros materiais, e, inclusive, artigos de costura criativa. Os produtos são assinados por artesãos e artistas plásticos, a exemplo de Roselay, Vânia, Ridaci Evangelista, Havanês, Beto Souza e muitos mais. Além disso, alguns artistas plásticos sergipanos estão sendo homenageados no espaço, a exemplo de José Fernandes. E mais: catadoras de mangaba da Barra dos Coqueiros e de Estância, representando a Rede Solidária de Mulheres, estão comercializando delícias à base da fruta que é Patrimônio Cultural e Imaterial de Sergipe.
 
Os municípios participantes desta edição são: Aracaju, Barra dos Coqueiros, Boquim, Canindé de São Francisco, Cedro de São João, Divina Pastora, Estância, Itaporanga d’Ajuda, Lagarto, Laranjeiras, Nossa Senhora do Socorro, Pacatuba, Propriá, Santana do São Francisco e São Cristóvão. Essas cidades evidenciam toda a diversidade do território sergipano ao apresentar artistas, tradições, símbolos e expressões culturais.
 
Sabores de Sergipe
 
Pela primeira vez na Semana da Sergipanidade, o professor José Figueiredo Neto, morador do município de Nossa Senhora do Socorro, na Grande Aracaju, visitou o espaço acompanhado da esposa Fernanda Almeida e da filha Maya, 7 anos. Ele destacou a importância do evento para a valorização da identidade cultural do povo sergipano. “Está tudo muito bonito e organizado. Parabéns a quem realizou. Valorizar as raízes do povo sergipano é algo que me deixa feliz”, afirma.
 
Atraído pela programação gastronômica, José Figueiredo Neto visitou o espaço da Setur, onde, na noite da última sexta, estavam sendo expostos e comercializados itens alimentícios produzidos por catadoras de mangaba, integrantes da Rede Solidária de Mulheres. “Estou levando licor de mangaba e uns brigadeiros da fruta que é sinônimo de Sergipe. Nunca tinha experimentado, mas me chamou atenção”, afirmou. Ele também elogiou a parceria entre o Governo de Sergipe e a Fecomércio/SE, destacando que eventos como esse também são uma forma de atrair turistas e gerar entretenimento para a população. “É mais um atrativo para o público local e para os visitantes que chegam à cidade”, avalia.
 
Diretamente do Povoado Manoel Dias, no município de Estância, Elineide Muniz dos Santos se disse feliz por participar pela primeira vez da Semana da Sergipanidade, levando os sabores da mangaba, fruta que é Patrimônio Cultural e Imaterial de Sergipe, ao evento que celebra a identidade e a cultura do povo sergipano. Catadora de mangaba há nove anos, ela transforma o fruto símbolo do estado em uma diversidade de produtos artesanais. “Temos licor, pão de mel, bombom, brigadeiro, cocada, tortalete, biscoito, bala, doce e a famosa torta de mangaba”, listou.
 
Ao participar do evento, Dona Elineide reforçou o sentimento de valorização. “Me sinto realizada. É um sonho nosso estar aqui, ver o nosso produto reconhecido. Antes, a gente não era vista. Hoje, somos reconhecidas”, afirmou. E, acompanhada de Andrey Santos, também integrante da rede, reforçou o convite ao público: “Venham todos para a Semana da Sergipanidade! Está tudo bonito, bem-organizado e muito bom”.
 
Realização
 
A Semana da Sergipanidade é uma realização do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac e Conselho Empresarial de Turismo (Cetur), em parceria com o Governo de Sergipe, Ministério da Cultura e Prefeitura de Aracaju e prefeituras dos demais municípios participantes. Conta, ainda, com o apoio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap/SE), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Sergipe (Abrasel) e Energisa. Além disso, tem o patrocínio da Eneva e do Banco do Nordeste – Governo do Brasil.
 
Programação
 
25/10 – Sábado
15h – Espetáculo Infantil As Histórias da Lua
16h – O Palhaço Mágico – Magiclown
17h – Banda Infantil Sol Kids
18h – Cortejo Bom Jesus dos Navegantes – Propriá
18h30 – Samba de Pareia – Laranjeiras
19h – Repente – Estância
19h30 – Batucada – Estância
20h – Trio Pé de Serra – Estância
21h às 22h – Barco de Fogo e Espadas – Estância
 
26/10 – Domingo
16h – As Lavadeiras – Propriá
16h30 – Pestinha do Acordeon
17h30 – Samba de Roda – Divina Pastora
18h – Maculelê – Divina Pastora
18h30 – Capoeira – Divina Pastora
19h – Chegando Mirim – Divina Pastora
19h30 – Dudu do Acordeon
20h30 – Flor de Liz
 
27/10 – Segunda-feira
14h30 – Aulão de Dança
15h – Heitor Mendonça
16h – Dança Sesc – Elaine Barros
16h30 – Dança Sesc – Rita Basílio
17h30 – Banda Jovem Sesc
19h – As Histórias da Lua
20h – Chiquinho do Além-Mar
 
28/10 – Terça-feira
15h – Cortejo Caceteiras – São Cristóvão
16h – Coral Sesc Nova Vida
17h – Aula de Ritmos Sesc
18h – Sesc Juventudes
18h30 – Maíra Carvalho
19h – Bibi Circo Show
20h30 – Joba Alves – São Cristóvão
 
29/10 – Quarta-feira
14h – Dança Sesc Nova Vida
15h – Samba de Coco
16h – Alex Sant’Anna
17h – Quadrilha Flor de Menina – Pacatuba
18h – Herança do Cangaço – Cedro de São João
18h30 – Léo Fascínio
20h – Fabinho e Forrozão Carro de Boi – Pacatuba
 
30/10 – Quinta-feira
14h às 22h – Final do Sescanção
 
31/10 – Sexta-feira
14h30 – JNYgle
15h – Ybine Dias Cruviana
15h30 – Natália Cruz Alves
16h – Oficina de Jarros – Santana do São Francisco
16h30 – Oficina de Modelagem – Santana do São Francisco
17h – Oficina de Pintura – Santana do São Francisco
17h30 – Oficina de Artesanato – Santana do São Francisco
18h – Gastronomia – Santana do São Francisco
18h30 – Quadrilha Remelexo – Santana do São Francisco
19h – Rosângela Capricho – Santana do São Francisco
20h – Robert Moraes – Santana do São Francisco
21h – Mido Santana – Santana do São Francisco
 
01/11 – Sábado
16h30 – Maria Tambô – Funcap
17h – Gaúcho do Acordeon – Propriá
18h – Maculelê – Boquim
18h30 – Reisado das Idosas – Funcap
19h – São Gonçalo do Almirante – Laranjeiras
19h30 – Pifanos N. Sra. D’Ajuda – Itaporanga
20h – Reisado Filhos de Maria – Itaporanga
20h30– Branquinho do Acordeon
 
02/11 – Domingo
16h – Parafusos – Funcap
16h30 – Cacumbi Mestre Batinga – Funcap
17h – Baque Mulher – Funcap
17h30 às 21h – Quadrilha Pioneiros da Roça
18h30 – Quadrilha Unidos em Asa Branca
19h30 – Quadrilha Século XX
20h30 – Sena in Cantoria

Continua após a publicidade
Anúncio
Na primeira noite da Semana da Sergipanidade 2025, espaço da Setur foi bastante visitado pelos amantes da mangaba
Na primeira noite da Semana da Sergipanidade 2025, espaço da Setur foi bastante visitado pelos amantes da mangaba
Quem passou pelo espaço da Setur garantiu sabor e sergipanidade com produtos à base de mangaba, como doce, pão de mel e brigadeiro
Quem passou pelo espaço da Setur garantiu sabor e sergipanidade com produtos à base de mangaba, como doce, pão de mel e brigadeiro
Público se divertiu ao som de Chiko Queiroga, um dos artistas mais populares e queridos pelos sergipanos
Público se divertiu ao som de Chiko Queiroga, um dos artistas mais populares e queridos pelos sergipanos
No evento, destaque para a gastronomia com a participação de diversos bares e restaurantes
No evento, destaque para a gastronomia com a participação de diversos bares e restaurantes
O professor José Figueiredo Neto foi acompanhado da esposa Fernanda Almeida e da filha, a pequena Maya
O professor José Figueiredo Neto foi acompanhado da esposa Fernanda Almeida e da filha, a pequena Maya
Dona Elineide Muniz, tendo Andrey Santos como assistente, ressaltou a valorização da catadoras de mangada e dos itens alimentícios produzidas por elas
Dona Elineide Muniz, tendo Andrey Santos como assistente, ressaltou a valorização da catadoras de mangada e dos itens alimentícios produzidas por elas
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.