
O ótimo desempenho do Time SP nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) tem o dedo de uma figura importante para o esporte no país. O ex-judoca Carlos Honorato é o treinador da equipe de judô que brilhou no segundo bloco de competições em Uberlândia (MG).
Nascido na capital paulista, Honorato tem como maior conquista na carreira a medalha de prata na categoria médio das Olimpíadas de Sydney, em 2000. Além disso, tem um bronze no Mundial de Osaka e nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, ambos em 2003. Aposentado dos tatames em 2010, Honorato iniciou a trajetória como professor de judô e, posteriormente, tornou-se técnico. Atualmente, ele treina o Clube Paineiras do Morumby.
“Sempre quis ser técnico. Acho que a função do treinador é incentivar o seu atleta a treinar cada vez mais para conquistar o seu objetivo”, diz ele, que não vê grande diferença em lidar com judocas em fase de maturação e mais experientes. “Todas as fases têm suas dificuldades. Não é mais fácil, nem mais difícil treinar jovens. O que acontece nessa faixa etária é que muitos abandonam o esporte aos 17, 18 anos para se dedicar a outras coisas. A missão do técnico é fazer com que o atleta acredite que o judô vai dar o melhor futuro pra ele.”
Essa não foi a primeira vez de Honorato pelo Time SP no JEB’s. Ele treinou os judocas paulistas na campanha do título de 2023, em Brasília (DF). Em 2025, esteve à frente da equipe que subiu ao pódio em 12 oportunidades (6 medalhas de ouro, 3 de prata e 3 de bronze) e ajudou SP a dilatar sua vantagem no quadro geral de medalhas.
“A nossa campanha no JEB’s foi excelente, em grande parte pela dedicação e concentração de toda a equipe. Logo no primeiro dia de disputas, tivemos quatro medalhas de ouro, o que só mostra como o judô escolar de SP caminha bem. Esperamos repetir esse desempenho no próximo ano”, sublinha Honorato, que comandou 16 atletas, oito no feminino e oito no masculino.
Acostumado a trabalhar com jovens que aspiram voos mais altos no judô, Honorato acredita que o mapeamento de grandes talentos é multifatorial. Uma coisa, segundo o medalhista olímpico, é fato: só o talento não basta. “Judô é disciplina, concentração e muito treino. O mais talentoso nem sempre é o que vai render mais dentro de uma competição.”
O JEB’s segue essa semana com o terceiro bloco de competições, com basquete, handebol, ginástica artística, karatê, wrestling e xadrez. Formado por 218 atletas, todos classificados via seletivas sub-14 dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (Jeesp), evento realizado pela Secretaria de Esportes do Estado de SP em parceria com a Fedeesp, o Time SP já soma 74 medalhas e está muito próximo de carimbar o quinto título consecutivo.