
O concerto da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba desta quinta-feira, 30 de outubro, trará um repertório diversificado, com destaque para uma obra inédita do maestro e compositor paraibano José Siqueira. Com regência do maestro Luiz Carlos Durier, o concerto terá a participação do violinista Mychel Melo Brito como solista, com início às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural,em João Pessoa. A entrada é gratuita, com retirada de ingresso a partir das 19h, na bilheteria da rampa 4, no limite de dois por pessoa.
“Motivada artisticamente, a Orquestra Jovem empreende uma verdadeira ousadia com um repertório bastante eclético, com toque brasileiro, fantasia da Rússia, inspiração no folclore sueco e música inspirada na astrologia e mitologia romana”, explicou o maestro.
A “Segunda Dança Brasileira”, do compositor e maestro paraibano José Siqueira, vai abrir a noite de concerto. Em seguida, a orquestra vai tocar, junto ao solista Mychel Melo Brito, a “Fantasia de Concerto para Violino e Orquestra, Opus 33”, composição do russo Nicolai Rimsky-Korsakov.
A noite de música segue com a execução de “Midsonmarvaka, Opus 19 (Vigília de Solstício Verão)”, do compositor sueco Hugo Emil Alfvén, e da música “Os Planetas, Opus 32 (Marte – O Mensageiro da Guerra, Vênus – O Mensageiro da Paz e Júpiter – O Mensageiro da Alegria)”, do inglês Gustav Holst.
Durier deu detalhes sobre as músicas que serão executadas. “Do nosso compositor maior, José Siqueira, tocaremos a ainda inédita Segunda Dança Brasileira, inspirada na cultura afro-brasileira. A partitura foi recém-digitalizada para essa apresentação”, comemorou.
“O solista Mychel Melo Brito, integrante da Jovem, fará o solo da Fantasia de Concerto para Violino e Orquestra, de Nicolay Kimsky-Korsakov, linda obra do repertório violinístico, inspirada em duas canções populares do país do compositor, a Rússia”, continuou. “Hugo Alfven será apresentado pela primeira vez ao público, através da sua lindíssima obra, a rapsódia sueca Midsommarvaka[Vigília de Solstício Verão], também inspirada nas danças suecas, com uma parte central romântica e finalização estrondosa”.
Na opinião do maestro Durier, a ousadia maior será a apresentação de Marte (guerra), Vênus (paz) e Júpiter (alegria), movimentos do ciclo Os Planetas, de Gustavo Holst. “Segundo seus escritos, ele empreendeu à composição uma simbologia astrológica. Teremos a oportunidade de ouvir, em Marte, música violenta, dissonante e percussiva; em Vênus, a tranquilidade, suavidade e pacificação com harmonias tranquilas e, por último, Júpiter, com três temas principais, carregado de todas as motivações que nos causam alegria”, detalhou.
“A Jovem tem, ao longo do trabalho, alcançado um nível artístico e técnico que nos permite, em comum acordo, apresentar belos espetáculos sinfônicos”, finalizou.
O violinista Mychel Melo Brito disse estar muito feliz com essa oportunidade do primeiro solo. “Para um músico, o solo é o ápice da performance e, para mim, é muito gratificante e a expectativa é das melhores, pois eu vou estar tocando com os meus companheiros de orquestra, que já estamos juntos há dois anos, e com nosso maestro, professor Durier. Tudo isso fica mais confortante”, disse.
“E, para além disso, a música é lindíssima, de um compositor muito famoso por suas orquestrações. Compôs Scherazade e O Voo do Besouro também. E esse concerto para violino, que é o meu instrumento, eu não conhecia, mas quando eu passei a ter o conhecimento, achei lindíssimo. As minhas expectativas são muito boas para esse concerto”, celebrou o violinista.
O regente
O maestro Luiz Carlos Durier, paraibano de João Pessoa, é o regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba há 28 anos e foi regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba durante nove anos.
Concluiu o ensino superior de música nos cursos de Licenciatura e Bacharelado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e desde que chegou à Escola Estadual de Música Anthenor Navarro (EEMAN), em 1991, lidera atividades de educação musical, ensinando Musicalização, Viola e Música de Câmara e Regência.
Na sua trajetória, Durier conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marinês e sua Gente, e ainda do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Regeu ainda apresentações de artistas populares com a Orquestra Sinfônica da Paraíba e Orquestra Jovem, a exemplo de Ângela Rô, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione, Toninho Ferragutti, Geraldo Azevedo, Dominguinhos, Zélia Duncan, Zé Ramalho, Cátia de França, Nathalia Bellar e Chico César.
No ano de 2012, o maestro recebeu a Comenda de Honra ao Mérito do Rotary Internacional, pelo brilhante desempenho profissional frente à OSPB.
O solista
Mychel Melo Brito (violinista) - Natural do Recife (PE), iniciou seus estudos no Projeto Social Samuel, com a professora Dagmar Maria, onde teve aulas de violino e teoria musical. Logo após teve a oportunidade de cursar Iniciação Musical no Ária Social de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes (PE). Posteriormente obteve orientação e aulas com o professor Gilson Filho, com o qual estudou os concertos barrocos, clássicos e românticos.
Realizou master class com o violinista português Antônio dos Anjos, que foi spalla da Orquestra Sinfônica do Recife. Com o Grupo Ária teve a oportunidade de participar como violinista no espetáculo “Capiba, o Musical”, com turnês pelo Brasil, nas cidades de São Paulo, Fortaleza, Campina Grande, Petrolina, Caruaru, Goiana, além de inúmeras apresentações em Recife, nos teatros Santa Isabel e Dona Lindu.
Tocou na Orquestra Sinfônica do Recife nas temporadas de 2018 a 2022, e retornando neste ano de 2025 como músico convidado. Foi tambémmúsico integrante da Sinfonietta da Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é bolsista da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba e músico integrante da Orquestra de Câmara de Pernambuco. Mychel desenvolve atividades pedagógicas e de ensino do violino no Projeto Social Cantando a Paz, em Recife.
Entrada– A entrada para o concerto é gratuita, mas só terão acesso as pessoas que retirarem o ingresso na bilheteria da rampa 4, que estará aberta às 19h. Os idosos, cadeirantes e demais pessoas com dificuldade de locomoção têm entrada acessível na lateral da Sala de Concertos, ao lado do palco da Praça do Povo, onde também serão entregues os ingressos para esse público. O programa deste concerto estará disponível na bio da página da OSPB noperfil doInstagram: @orquestra.ospb.
Serviço
Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba
6º Concerto Oficial da Temporada 2025
Regência: Maestro Luiz Carlos Durier
Solista: Mychel Melo Brito (violinista)
Dia: 30 de outubro (quinta-feira)
Hora: 20h30
Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira, Espaço Cultural
Entrada: Gratuita, mas é necessário retirar ingresso na bilheteria a partir das 19h




