
O Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties) e em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), lançou, nesta segunda-feira (27), um novo edital do Game Dev Quest. Em sua segunda edição, o circuito é voltado para o desenvolvimento de jogos digitais independentes (jogos indie). Interessados podem se inscrever a partir desta quarta-feira (29) até o dia 28 de novembro, no site da Fapesq ( https://sigfapesq.ledes.net ).
O Game Dev Quest tem como principal objetivo fomentar o polo de jogos da Paraíba, incentivando a indústria de jogos independentes e apoiando tanto equipes iniciantes quanto experientes. O circuito integra profissionais de diversas áreas criativas e tecnológicas, de programadores e designers a artistas, músicos e roteiristas.
Os selecionados vão passar por circuito competitivo, estruturado em três fases eliminatórias e classificatórias. Durante quase um ano, as equipes participantes recebem mentorias, workshops e aportes financeiros para transformar ideias em produtos comerciais. O circuito acontecerá entre outubro de 2025 e agosto de 2026, com os vencedores sendo consagrados em um evento público que marca a consolidação dos estúdios criados ao longo da jornada.
Fases da competição - Durante a primeira fase, intitulada de “Círculo dos Visionários”, serão selecionadas 40 equipes para desenvolvimento inicial do projeto. Os participantes terão acesso a workshops, conteúdos exclusivos e mentoria especializada.
Na segunda fase, “Fábrica de Lendas”, avançam 20 equipes com potencial empreendedor e qualidade técnica. As equipes receberão um aporte de R$ 20 mil para consolidar suas ideias em startups e criar o jogo.
Já na terceira fase, “Coliseu dos Campeões”, as 10 melhores startups recebem um segundo aporte de R$ 40 mil para a incubação e lançamento comercial do jogo. As cinco equipes de maior destaque serão lançadas no mercado e poderão apresentar seus projetos a investidores em um evento público a ser divulgado, o momento é chamado de "Covil dos Dragões".
Quem pode participar - Podem participar equipes de até seis pessoas, abrangendo diversas áreas como programação, design, música e escrita. A competição é aberta para todos os públicos. Cada equipe deverá indicar um membro para atuar como Diretor(a) Executivo(a) (CEO) da empresa a ser constituída, sendo responsável pela gestão do projeto e da equipe. Ele deve ter, obrigatoriamente, 18 anos completos a partir da data de publicação do Edital ou, no caso de ser menor, ser legalmente emancipado.
Para mais informações acesse o edital completo aqui .