Uma conexão feita por meio de cartas, lenços e lembranças carregadas de cuidado e apoio. Essa foi a forma encontrada pela Diretoria de Reintegração Social do Departamento do Sistema Prisional (Desipe) da Secretaria de Estado da Justiça e Defesa do Consumidor (Sejuc), por meio do Presídio Feminino de Sergipe (Prefem), para fortalecer a empatia das mulheres em privação de liberdade. Na manhã desta quinta-feira, 30, foram distribuídos kits às mulheres internadas na ala de oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe João Alves Filho (Huse).
Nos kits, além das 100 cartas, as internas também confeccionaram lenços pensando nas pacientes que enfrentam a queda de cabelo durante o tratamento. Além disso, as mulheres costuraram sacolinhas para guardar lingerie, como um gesto de cuidado e carinho. Essa ação simbólica e afetiva busca fortalecer o vínculo entre mulheres que, apesar de estarem em contextos diferentes, compartilham dor, superação e esperança. É um ato de empatia, sororidade e humanidade.
Segundo a diretora do Núcleo de Ressocialização Social (Nures), Edjane Marinho, essa é a terceira edição dessa atividade no Huse. “O objetivo é fortalecer a empatia das mulheres em privação de liberdade. Neste Outubro Rosa, esse gesto de solidariedade se volta para mulheres que enfrentam o tratamento contra o câncer e estão internadas no Huse. Essa é uma ação intersetorial que envolve três áreas da unidade prisional: saúde, educação e trabalho”, pontua.
A diretora aponta que a saúde atua no fortalecimento emocional e no desenvolvimento da empatia, trabalhando a mente e o olhar para o outro; a educação através do Educação de Jovens e Adultos (EJA), já que as cartas são elaboradas com o apoio pedagógico dos professores da unidade; e o trabalho, pois as peças (lenços e sacolinhas) foram produzidas no Ateliê Odara pelas mulheres que atuam nesse espaço profissionalizante dentro do Prefem.
A diretora da Prefem, Mônica Barreto, ressalta a relevância da iniciativa. “É um projeto que une cuidado, educação e reinserção por meio da solidariedade. “As cartas que elas escreveram foram destinadas a outras mulheres que estão passando pelo tratamento contra o câncer. Elas se colocaram no lugar dessas mulheres e redigiram mensagens de apoio e acolhimento, fortalecendo esse elo de solidariedade”, revela.
Para A.F.N (32), produzir os kits foi um momento de emoção. “Trabalho aqui no Odara e fiquei me colocando no lugar de uma mulher com câncer lá no João Alves. Perder o cabelo, tomar remédios. Fiquei triste e coloquei isso na minha cartinha para ela saber que não está só”, conta.
Já O.J.C (26) achou que não iria conseguir escrever nada. “É difícil imaginar desse jeito assim, sabe? Muita dor no coração. Tem filho, tem família, e ficar sozinha com essa doença”, comenta.
A coordenadora do Centro de Oncologia do Huse, Meire Jane Oliveira Feitosa, destacou a importância do gesto como encerramento simbólico das ações do Outubro Rosa no hospital. “Para as nossas pacientes oncológicas, aqui no Huse, foi o encerramento com chave de ouro das ações do Outubro Rosa. E, hoje, para abrilhantar as atividades deste dia, a exemplo da exposição de fotos das nossas pacientes, tivemos a ação das equipes do Presídio Feminino, que se deu a partir da entrega de kits com lenços e cartas confeccionadas pelas internas e direcionadas às nossas pacientes oncológicas. São cartas de amor, empatia e fortalecimento”, ressalta.
Segundo Meire Jane, o gesto reforça o poder da solidariedade feminina e mostra que o cuidado pode atravessar muros, levando esperança e conforto a quem enfrenta o tratamento contra o câncer.
Encerramento
Para encerrar as ações do Outubro Rosa, nesta sexta-feira, 31, a Carreta do Amor estará estacionada em frente ao Presídio Feminino de Sergipe para a realização de exames de prevenção de câncer de mama, tais como mamografia, ultrassonografia mamária, transvaginal e exame citológico. Para realizar o Outubro Rosa no Prefem com diversas ações, a Secretaria de Estado da Justiça aliou-se, mais uma vez, à Secretaria de Estado da Saúde (SES), Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SPM), Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), Tribunal de Justiça, Projeto “Amor Além dos Muros”, instituições religiosas, dentre outros parceiros.









