
Aconteceu no auditório do Hospital Metropolitano, unidade 100% SUS do Governo do Estado da Bahia sob gestão da Santa Casa Ruy Barbosa, a “Jornada de Superação”, um encontro em parceria com o Núcleo de Tratamento e Cirurgia da Obesidade (NTCO) e o Centro de Referência Estadual de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (CEDEBA), unidade do Estado, marcado por depoimentos de pacientes e membros da equipe multidisciplinar do Ambulatório de Cirurgia Bariátrica da unidade hospitalar.
O evento foi em celebração ao Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, com o objetivo de conscientizar sobre os riscos da obesidade e a importância da prevenção. Na ocasião, também foram comemoradas as mais de 130 cirurgias bariátricas realizadas em apenas um ano de funcionamento do ambulatório, um serviço 100% gratuito oferecido pelo SUS.
Desde agosto de 2024, a equipe multidisciplinar do Ambulatório de Cirurgia Bariátrica do Hospital Metropolitano em parceria com o CEDEBA, tem proporcionado um acompanhamento integral aos pacientes desde o pré-operatório, garantindo suporte contínuo ao longo de todo o processo. O local tem como proposta oferecer atendimento especializado e abordagem integral à pessoa com obesidade, contemplando não apenas o tratamento clínico, mas também aspectos ligados à saúde emocional e à qualidade de vida.
Durante a palestra, os cirurgiões Erivaldo Alves e Leonardo Vinhas ressaltaram a relevância do serviço e o trabalho conjunto entre equipe médica e multiprofissional no cuidado aos pacientes, além de reforçarem a responsabilidade de cada paciente no pós-operatório.
Cleber Santana, 45 anos, compartilhou sua trajetória de superação ao relatar que eliminou 52 quilos após a cirurgia bariátrica. Ele destacou que a transformação não aconteceu da noite para o dia: foram quatro anos de reeducação alimentar e mudanças de hábitos até chegar ao procedimento, que completa exatamente um ano. “Esse processo mudou sua vida em todos os sentidos, como a saúde, disposição e qualidade de vida. Hoje, sou outra pessoa, com uma nova visão e uma nova realidade. Sou imensamente grato a Deus e a toda a equipe do hospital”, afirmou Cleber.
A obesidade é uma doença crônica e multifatorial que já atinge cerca de 24% dos adultos no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. Na Bahia, dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) mostram que mais de 56% da população adulta está acima do peso e cerca de 22% vive com obesidade, identificando a urgência de ações de prevenção, acolhimento e tratamento. A condição está associada a complicações como diabetes, hipertensão, problemas articulares, doenças cardiovasculares, entre outras.
Para Janille Reis, diretora-geral do Hospital Metropolitano, mais do que números, são vidas que renascem; “Pessoas que decidiram recomeçar, acreditar e viver com mais saúde. Cada conquista representa uma história real, marcada por transformação. E, ao cuidar de cada paciente, contribuímos para elevar a qualidade de vida de toda a população”.
A “Jornada de Superação – Mais que 100 Vidas: Um Marco na Luta Contra a Obesidade”, evidenciou a consolidação de uma linha de cuidado ao paciente com obesidade, promovendo atenção contínua e integrada à saúde pública da população baiana.
Fonte
Ascom/Hospital Metropolitano