Sexta, 31 de Outubro de 2025
23°C 27°C
Maceió, AL
Publicidade

Sergipe lança o projeto CIN Neonatal para emissão de RG na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes

Nova iniciativa do Estado assegura direitos desde os primeiros dias de vida

Colaboração para o Jornal Online Alagoas
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Secom Sergipe
30/10/2025 às 19h06
Sergipe lança o projeto CIN Neonatal para emissão de RG na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes
Serviço faz parte das ações do Governo de Sergipe voltadas à garantia de direitos das crianças / Fotos: Ascom Seasic

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), lançou o projeto ‘CIN Neonatal’ na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, em Aracaju, na última quarta-feira, 29. A iniciativa garante a emissão do documento de identidade para recém-nascidos e suas mães. O atendimento será feito em cartório interno à unidade, tornando Sergipe um dos primeiros estados a emitir, já na maternidade, a Carteira de Identidade Nacional (CIN) para recém-nascidos.

Continua após a publicidade
Anúncio

A secretária da Seasic, Érica Mitidieri, afirmou que o projeto representa um avanço na garantia de direitos desde os primeiros dias de vida. “Queremos que essas crianças saiam da maternidade já com identidade, com sua certidão e carteira de identidade nacional, para que possam acessar políticas públicas, proteção, segurança e cidadania. Esse é um momento histórico para Sergipe”, destacou

De acordo com a coordenadora da CIN Inclusiva da Seasic, Amanda Laís, o serviço surgiu da demanda por garantir que os recém-nascidos tivessem sua identificação formal logo após o nascimento, e coloca Sergipe em uma posição de liderança na promoção da cidadania. “Os estados fazem coleta de dados neonatais para bancos de dados, mas, geralmente, o bebê não sai da maternidade com o documento impresso. Em Sergipe conseguimos a emissão direta da CIN do bebê e da mãe, além da certidão de nascimento. É garantia de direitos desde o primeiro momento”, ressaltou.

Diretor da Infant Id, empresa de tecnologia responsável pela solução, José Ricardo Tobias explicou que se trata de uma tecnologia de alta segurança para crianças recém-nascidas. “Estamos há anos desenvolvendo esta solução. É uma honra implementar esse projeto que confere ainda mais proteção e cidadania para os pequenos cidadãos”, enfatizou.

A superintendente da maternidade, Lourivânia Prado, lembrou que a identificação segura do paciente está entre os seis marcos internacionais de segurança. “Ter o bebê identificado com segurança melhora a qualidade da assistência, da maternidade, e também facilita os procedimentos de saúde e sociais logo no primeiro momento de vida”, pontuou.

Secretária da Seasic, Érica Mitidieri classificou lançamento de projeto como momento histórico para Sergipe
Secretária da Seasic, Érica Mitidieri classificou lançamento de projeto como momento histórico para Sergipe
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.