 
 
O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), avança em ritmo acelerado na construção da nova escola da comunidade do Japãozinho, cuja inauguração está prevista para o mês de dezembro deste ano. Com um investimento total de R$17.901.480,73, a unidade escolar contará com 23 salas de aula, quadra de esportes no padrão Seed, arquibancadas, vestiários e quiosques para momentos de lazer e convivência dos estudantes.
A escola terá capacidade para atender a cerca de mil alunos, e, de acordo com a equipe do Departamento de Engenharia e Manutenção Predial (Demap) da Seed, a construção da escola já atingiu mais de 90% de execução. Inicialmente, a previsão de entrega era para abril de 2026, mas o avanço significativo do cronograma permitiu antecipar a inauguração para dezembro de 2025.
O projeto da 319a. escola estadual da rede pública de ensino contempla ainda laboratórios de ciências, informática e quatro laboratórios especiais, biblioteca, refeitório, cozinha com despensas para materiais perecíveis e não perecíveis, horta escolar, auditório com capacidade para 100 pessoas, sala de recursos, sala dos professores com sanitários, coordenação, diretoria, secretaria com arquivo, além de depósitos, almoxarifado e área administrativa completa.
O secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, destacou que a nova unidade escolar representa um marco importante para a zona norte da capital. “A comunidade do Japãozinho esperou muito por essa obra, que agora está prestes a se tornar realidade. Essa escola vai oferecer uma estrutura moderna, acessível e completa, que garante melhores condições de ensino e aprendizado para nossos estudantes. Teremos um grande centro de excelência de total qualidade, moderno, acessível”, afirmou Zezinho.
Entre os diferenciais da obra estão o sistema de climatização geral, estrutura de acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PCD), paisagismo, pergolados em madeira, gradil metálico, brises na fachada, estacionamento para carros e motos, bicicletário, sistema de drenagem e tratamento de esgoto, e iluminação em todos os ambientes.
Segundo o diretor do Demap, Valdir Pinto, a nova unidade escolar chegará para trazer vários benefícios ao bairro. “A nova unidade escolar terá porte para mil alunos, e chega para mudar a realidade do bairro, que estava precisando de uma nova escola,  e isso irá beneficiar toda a comunidade escolar daquela região”, destacou. 
 
  
  
 