 
 
Em um importante passo rumo à ressocialização e qualificação profissional, a Cadeia Pública de Malta, no Sertão da Paraíba, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE), através do ParaíbaTec, lançou o Curso de Agricultura Orgânica para reeducandos da unidade prisional.
Com uma carga horária de 140 horas/aula, a capacitação visa fornecer aos participantes técnicas modernas de plantio e cuidados especializados com o solo, preparando-os para o mercado de trabalho em um setor de crescente relevância: a produção orgânica.
Dezoito (18) reeducandos estão matriculados e, ao concluírem o curso com aproveitamento, terão o direito à remissão de suas penas conforme previsto na Lei de Execução Penal (LEP). A remição por estudo é um poderoso incentivo, permitindo a redução de um dia de pena a cada 12 horas de frequência escolar certificada.
Para o diretor da unidade prisional, o policial penal Francisco Alves, a capacitação é muito importante pois oportuniza ao reeducando uma nova profissão e uma mentalidade renovada para garantir uma reintegração social duradoura.
O secretário João Alves, declarou: "Esta é mais do que uma oportunidade de aprendizado; é um investimento no futuro e na dignidade. Acreditamos que o conhecimento é a ferramenta mais eficaz para a mudança de vida e para um retorno mais produtivo à sociedade".
___
Ascom-Seap/PB
Texto:Josy Gomes Murta
Fotos:Denis Pereira Januário



 
  
  
  
 