
A Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia (SPM) promoveu, na quinta-feira (30), em Senhor do Bonfim, uma formação técnica para equipes de Organismos de Políticas para as Mulheres (OPMs). A iniciativa tem como objetivo fortalecer institucionalmente as gestoras, técnicas e colaboradoras que atuam na implementação de políticas públicas voltadas às mulheres nos municípios baianos.
Realizada em parceria com as OPMs municipais, a formação integra a agenda do Fórum de Gestoras da Bahia e aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de Senhor do Bonfim. A capacitação contou com a participação de 25 mulheres, entre gestoras, técnicas, colaboradoras de OPMs municipais e representantes de conselhos e redes locais. Participaram ainda equipes do Centro de Referência da Mulher (CRM); Centro de Reeducação de Homens; Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres; Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, Centro de Referência de Assistência Social (Cras); Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas); e Ronda Maria da Penha.
Luciana Mota, superintendente de Promoção e Inclusão Socioprodutiva da SPM, falou sobre a importância dessa atividade em parceria com os municípios. “Esta formação é um espaço estratégico de construção coletiva. Nosso objetivo é fortalecer as equipes municipais, oferecendo ferramentas técnicas e conceituais para que possam planejar, executar e monitorar as políticas públicas de forma integrada, considerando as especificidades de cada território e o princípio da interseccionalidade”, destacou.
A coordenadora de Planejamento e Gestão da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de Senhor do Bonfim, Michelle Almeida, falou sobre o impacto da formação. “Essa troca de saberes é fundamental para o fortalecimento das políticas públicas para as mulheres e para a promoção da igualdade de gênero”, afirmou.
A gerente geral do Centro de Referência da Mulher de Senhor do Bonfim, Eliene Santana, também falou sobre o impacto no cotidiano de trabalho das equipes. “Agradecemos muito por essa oportunidade, que nos leva a aprimorar nosso trabalho para melhor atender as mulheres que precisam de apoio e fortalecer o cuidado do nosso governo com toda a população”, destacou.
Sobre a Formação Técnica
As formações técnicas da SPM fazem parte de um conjunto de ações voltadas ao fortalecimento das políticas públicas para as mulheres nos municípios baianos. A proposta visa aprimorar as equipes dos OPMs em temas como gestão, planejamento, execução e monitoramento das políticas de gênero e raça.
A metodologia adotada é participativa, valorizando os princípios de interseccionalidade, transversalidade, intersetorialidade e participação social, com foco no fortalecimento institucional, no trabalho em rede e na efetivação dos direitos das mulheres.
Entre os conteúdos abordados, destacam-se: Estrutura e papel estratégico dos OPMs; Marcos legais e planos de políticas públicas de gênero; Planejamento estratégico e gestão orçamentária; Articulação intersetorial e fortalecimento da rede de enfrentamento à violência; Comunicação institucional e mobilização social; e Oficina prática para elaboração de plano técnico de ação municipal.
Fonte
Ascom/SPM