
A 4ª Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fenafes) e 3ª Feira Maranhense da Agricultura Familiar (FEMAF), iniciativa do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), já tem data para acontecer, de 26 a 29 de novembro na Lagoa da Jansen, em São Luís e o que não pode faltar nesse encontro que celebra a agricultura familiar é música de qualidade.
A programação cultural terá um pouco de tudo que há de melhor no cenário musical nacional e maranhense. A 4ª Feira Nordestina e 3ª FEMAF são uma mistura de povos que reúnem o mesmo sentimento: o amor pela cultura, gastronomia e produção do campo.
Durante quatro noites, o evento terá grandes nomes, como Diogo Nogueira, que vai colocar o público para sambar, literalmente, com grandes sucessos de sua carreira. Atração do evento, Nogueira é cantor, compositor, instrumentista, personalidade da TV e do rádio. Foi vencedor no Latin Grammys nas categorias “Melhor Álbum de Samba”, em 2010 e 2015.
Outra atração confirmada é a cantora Juliana Linhares, natural do Rio Grande do Norte, e que será um espetáculo e mergulho nas raízes nordestinas, sendo uma das vozes mais criativas dessa geração. Juliana fará uma celebração à identidade cultural do povo nordestino.Mais um nome de destaque na Feira Nordestina é Pinduca, considerado o “Rei do Carimbó”, responsável por modernizar o ritmo e reconhecido como Patrimônio Cultural do Pará. Será uma noite para dançar e de diversão para curtir com toda a família com grandes sucessos de Pinduca. O artista já foi indicado ao Grammy Latino, em 2017, na categoria de Melhor Álbum de Raízes Brasileiras, com o disco "No Embalo do Pinduca".
Não poderia faltar na 4ª Feira, a cantora e compositora Roberta Miranda, pioneira da música sertaneja brasileira. Ela é conhecida por suas letras que falam de amor, desilusão e a vida cotidiana, embalando gerações e corações. Considerada “Rainha do Sertanejo”, Roberta fará um show para deixar sua marca na Feira Nordestina.
Além dos artistas de expressão nacional, o evento contará com artistas da nossa terra que juntos aos nacionais, vão abrilhantar e elevar a qualidade do encontro da diversidade cultural do Maranhão e do Nordeste.
Grandes nomes como Nivaldo Santos, Andreia Frazão, Feijoada Completa, Anastácia Lia, Trio Mulundus, Wilson Zara, Os Tropix, Baré de Casco, Núbia, Luciana Pinheiro e Victor Cena. Na programação ainda terá Bumba-meu-boi de Axixá e Santa Fé, Tambor de Crioula Mestre Felipe e Cacuriá Balaio de Rosas.
A Feira
A 4ª Feira Nordestina, que será de 26 a 29 de novembro, reunirá delegações dos nove estados do Nordeste: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, promovendo um grande intercâmbio cultural, gastronômico e de conhecimento. Serão mais de 330 expositores comercializando produtos do campo, artesanato e alimentos típicos, em um ambiente de diversidade, inovação e identidade nordestina.
Durante a feira, o público poderá conhecer de perto novas tecnologias da agricultura familiar, além das riquezas culturais e naturais das comunidades tradicionais e assentamentos da reforma agrária.
A programação inclui oficinas, capacitações, festivais gastronômicos, exposições de equipamentos, serviços ao cidadão e apresentações artísticas, promovendo a troca de saberes e a valorização da cultura local.
Para o secretário da SAF, Bira do Pindaré, a Feira será o maior acontecimento do Maranhão, reunindo agricultores familiares, tecnologia e diversidade cultural. “Vamos realizar a Feira Nordestina juntamente com a Feira Maranhense, uma troca de saberes, sabores entre o povo nordestino que transforma a agricultura familiar da região numa grande potência. Esperamos mais de 50 mil pessoas durante os quatro dias de evento que terão acesso não só aos alimentos do campo, mas aos serviços e dignidade, acesso à cultura e à tecnologia rural, estamos focados e com grandes expectativas que este será um evento de sucesso,” destacou o secretário Bira do Pindaré.