
De janeiro a setembro deste ano, o transporte aéreo na Região Norte apresentou um desempenho histórico: cinco dos dez principais aeroportos da região registraram o maior movimento de passageiros dos últimos 10 anos (2016-2025). Os recordistas são Manaus (AM), Palmas (TO), Marabá (PA), Rio Branco (AC) e Parauapebas (PA), que, juntos, somaram 3.615.959 passageiros nos voos de ida e volta, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

O destaque principal é o Aeroporto de Manaus que, pela primeira vez na última década, ultrapassou a marca de 2,35 milhões de passageiros, superando o pico pré-pandemia de 2019 (2,16 milhões). O Aeroporto de Palmas também se destacou ao atingir 553 mil passageiros, quebrando o recorde que havia estabelecido em 2024 com 539.684. Da mesma forma, o Aeroporto de Rio Branco registrou 269 mil passageiros, superando sua marca anterior de 2018 (266 mil).
Paralelamente aos recordes da década, o Aeroporto de Porto Velho (RO) foi o destaque em crescimento anual, apresentando um salto impressionante de 43,5% em sua movimentação em comparação com 2024.
“O Governo Federal está comprometido com a modernização dos aeroportos em todo o país, e a Região Norte é parte desse esforço. O bom desempenho da movimentação regional demonstra o potencial da área e reforça a importância de continuarmos investindo em sua infraestrutura aeroportuária”, enfatizou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
Aeroportos do Pará
O destaque paraense veio dos aeroportos de Marabá (SBMA) e Parauapebas (SBCJ), que bateram seus recordes de movimentação dos últimos 10 anos, com 284 mil e 158 mil passageiros, respectivamente. Parauapebas registrou um forte crescimento de 11,1% sobre 2024 e o maior avanço acumulado da década entre os aeroportos paraenses (+35,4% em relação a 2016).
O Aeroporto de Belém manteve sua posição como o mais movimentado de toda a Região Norte, registrando 2,83 milhões de passageiros. Esse número representa uma leve acomodação após o recorde de 2024 para este período quando atingiu a marca de 2,97 milhões de passageiros, mas ainda é o segundo melhor resultado do terminal na última década no acumulado de janeiro a setembro.
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos