
O Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) abriu oficialmente a Campanha Novembro Azul, com foco na prevenção e promoção da saúde masculina. Nesta segunda-feira, 3, a área de acolhimento da Oncologia ganhou um cenário especial para levar momentos de cuidados e bem-estar aos pacientes em assistência na unidade hospitalar.
A ação integra a programação, desenvolvida durante todo o mês, estimulando o cuidado integral com a saúde do homem, como destacou o superintendente do Huse, Roberto Gurgel. “O Novembro Azul é uma campanha extremamente necessária porque os homens precisam estar mais atentos, fazer seus exames periódicos, procurar a orientação de um médico. Então, iniciativas como esta são sempre bem-vindas. Sempre digo que o ganho em fazer a prevenção é infinitamente maior do que qualquer preconceito. Neste dia, estamos aliando o acolhimento aos nossos pacientes e um agradecimento às pessoas pela confiança que nos é dado ao tratá-los”, salientou.
Além da distribuição de laços azuis, símbolos da campanha, cortes de cabelo e cuidados com a barba, os pacientes também passaram por sessões de massagem e ventosaterapia sob a assistência da equipe de Humanização do Huse. 
O paciente Valder dos Santos, de 42 anos, elogiou a iniciativa. “Gostei muito desta ação. Estou saindo de alta hospitalar hoje, depois de 13 dias internado. Estou muito feliz. Agora, volto pra casa, para o convívio familiar, muito bem. Faço acompanhamento oncológico de um câncer no intestino e vim fazer uma cirurgia de reconstrução. Aqui, sempre tive o acolhimento e apoio de toda a equipe”, comentou. 
Também prestes a ter alta hospitalar depois de mais de dois meses internado, o paciente José Walter de Jesus, de 67 anos, também aprovou a iniciativa. “Fui operado de uma hérnia e estou finalizando o meu acompanhamento. Achei uma ação muito legal, muito importante, mesmo. Fiz corte de cabelo, massagem, estou pronto para a minha alta. Vou sair até mais novo daqui”, considerou.
A unidade hospitalar também ofertará exames de ultrassonografia de próstata por via abdominal e exames de PSA (Antígeno Prostático Específico) para colaboradores e familiares durante todo o mês.
Parceria
A ação contou com o apoio do cantor Rodrigo Mendes e da barbearia O Mestre Barbeiro. “Foi muito gratificante esta ação pra gente. Ações como esta fazem com que as pessoas possam enxergar que, tanto serviço de massagem quanto de corte de cabelo e barba, fazem parte da autoestima que é um dos pilares para se manter bem. Estou muito feliz. Pensei que ia fazer uma boa ação aqui mas, eu que estou saindo realizado”, afirmou o barbeiro Ramon Oliveira.
Conscientização
A campanha também busca conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. “É um mês de conscientização da saúde do homem, difundido no mundo todo. A gente sabe que o homem tem uma resistência maior a buscar auxílio de saúde, muito mais que as mulheres. E, esse mês, é justamente para isso, para conscientizar a importância de buscar profissionais como o urologista e oncologista, fazer os exames de prevenção, conversar sobre o risco de câncer de próstata, que é o câncer mais comum do homem que a gente tem estratégias de rastreamento e que não deve ter preconceito”, destacou o oncologista clínico do Huse, Gabriel Passos.
“Muitas vezes o homem deixa de ir para o médico por conta do preconceito, por conta do receio de fazer, por exemplo, um toque retal e muitas vezes deixa passar a oportunidade de fazer um diagnóstico mais precoce de uma doença que tem altas chances de cura. Então, o Novembro Azul não só sobre o câncer de próstata mas, além disso, sobre toda a importância do homem buscar auxílio médico, então é sobre a saúde do homem”, acrescentou o especialista.
O oncologista enfatiza ainda algumas recomendações para a prevenção do câncer. “Para todos os tipos de tumores malignos, a gente sempre recomenda a adoção de hábitos de vida saudáveis, a prática de atividade física, evitar o cigarro, evitar a bebida alcoólica, cuidar da alimentação, evitar alimentos ultraprocessados. Todas essas são medidas que vão reduzir, de uma forma geral, o risco de qualquer tipo de câncer”, finalizou Gabriel Passos.
 








