
A Polícia Civil de São Paulo iniciou nesta semana uma nova etapa na recuperação de celulares roubados em todo o estado. Cerca de 1 mil notificações foram enviadas para pessoas que estão em posse de aparelhos com restrição criminal. A ação integra o sistema SP Mobile, desenvolvido pela Secretaria da Segurança Pública para recuperar aparelhos roubados ou furtados.
“O sistema está avançando e sendo constantemente aprimorado para que a Polícia Civil possa, cada vez mais, desarticular organizações criminosas voltadas à receptação de celulares”, disse o coordenador do SP Mobile, delegado Rodolfo Latif Sebba. “O objetivo é entender como o esquema criminoso funciona e o avanço do comércio irregular de celulares, além de contribuir com a queda dos índices criminais de roubos e furtos dos aparelhos.”
Os celulares notificados nesta semana foram identificados após o cruzamento de informações de boletins de ocorrência com os dados fornecidos pelas operadoras de telefonia. A intenção é reaver os aparelhos roubados ou furtados que foram reativados por terceiros.
As pessoas notificadas terão três dias para comparecer à delegacia e comprovar a legalidade do aparelho ou fazer a devolução voluntariamente. Caso não atendam à intimação, poderão responder por crime de receptação, dependendo da situação.
O SP Mobile é o primeiro sistema estadual a integrar, de forma estruturada, ações de prevenção e repressão ao furto e roubo de celulares, fortalecendo o enfrentamento ao crime organizado e ampliando a segurança da população.
Desde a expansão do projeto para todo o estado, mais de 11 mil aparelhos foram recuperados por meio de comparecimentos, buscas e ações das Polícias Civil e Militar contra estabelecimentos e pontos de receptação, venda e comercialização de celulares produtos de crime.
Além das notificações, os agentes também realizam buscas a partir de mandados judiciais e fiscalizações em estabelecimentos comerciais para identificar receptadores e desarticular redes criminosas de revenda de aparelhos.
Desde o início do projeto, em junho deste ano, o sistema vem emitindo mensalmente novas notificações de comparecimento para os responsáveis por linhas telefônicas ativadas em celulares com irregularidades.
No mês passado, porém, a Polícia Civil registrou o comparecimento espontâneo de pessoas que não haviam sido notificadas. Para o delegado responsável pelo programa, esse comportamento evidencia a preocupação da população.
“As pessoas estão mais atentas à procedência dos celulares que adquirem, preocupadas com a idoneidade do aparelho e confiando mais no trabalho das forças de segurança. Mesmo sem serem notificadas, procuraram a polícia por desconfiarem da origem do aparelho, o que contribui muito com as investigações”, ressaltou.
As ações do sistema SP Mobile têm contribuído de forma significativa para a redução dos casos de roubos e furtos de celulares no estado.
“Os índices criminais estão caindo, especialmente nos últimos cinco meses. É possível perceber essa redução e também um aumento na preocupação das pessoas com a origem dos aparelhos”, destacou Rodolfo.
De janeiro a setembro, foram 195,1 mil roubos e furtos de celulares registrados no estado de São Paulo. A quantidade representa uma queda de 22% em comparação ao mesmo período de 2022 (248,9 mil aparelhos). Nos anos seguintes, a queda foi progressiva.
A capital do estado também registrou queda nos índices. As ações das polícias Civil e Militar resultaram na redução de 13% nos roubos e furtos entre janeiro e setembro deste ano.
Em nove meses, foram 46,3 mil casos registrados. Já no mesmo período do ano anterior, ocorreram 53,1 mil assaltos.