Terça, 11 de Novembro de 2025
22°C 30°C
Maceió, AL
Publicidade

Sedec inicia formações de Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil nesta quarta-feira (12)

A Secretaria de Defesa Civil do Piauí (Sedec), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), ...

Colaboração para o Jornal Online Alagoas
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Secom Piauí
11/11/2025 às 12h15
Sedec inicia formações de Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil nesta quarta-feira (12)
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Secretaria de Defesa Civil do Piauí (Sedec), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), inicia, nesta quarta-feira (12), uma série de treinamentos para as formações dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil, por meio do projeto Rede Colaborativa de Monitoramento Participativo. As formações seguem até o dia 9 de dezembro, passando por 7 municípios: Caxingós, Luís Correia, Ilha Grande, São João da Fronteira, Piracuruca, Palmeirais e Luzilândia.

Continua após a publicidade
Anúncio

Os Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil são um grupo de pessoas de comunidades localizadas em áreas de riscos que formam um elo com a defesa civil, disseminando informações e fortalecendo a capacidade de resiliência local.

O objetivo é fortalecer a cultura de prevenção, através de formações comunitárias, aproximando as comunidades da Defesa Civil e incentivando o monitoramento participativo de chuvas em áreas vulneráveis, por meio da instalação e coleta de dados através de pluviômetros comunitários.

Segundo a Assistente Social da Defesa Civil e Coordenadora do NUPEDCs, Mariana Medeiros, os treinamentos são focados em comunidades ribeirinhas, associações comunitárias, sindicatos e instituições de base comunitária com interesse em colaborar.

“São pessoas que residem em áreas de risco, que recebem um treinamento e uma formação relacionada à preparação para situações de emergência, e aí essas pessoas vão ser multiplicadoras e um elo da Defesa Civil junto à comunidade que vivencia o risco. A partir da formação, a gente vai levar dentro desses núcleos, pluviômetros, para que eles sejam instalados nessa comunidade e, a partir daí, a gente vai poder ter dados e informações sobre os índices de chuvas em vários municípios, formando o que a gente chama de rede colaborativa de monitoramento participativo. Nessa etapa inicial, a gente está com sete municípios até o final do ano. Esse projeto tem grande importância, tendo em vista que a gente vai exercer a participação social das comunidades”, conta a coordenadora.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.