
A Bahia está pronta para sediar a maior feira agropecuária do Norte e Nordeste. Entre os dias 29 de novembro e 7 de dezembro, o Parque de Exposições de Salvador se transformará no grande ponto de encontro do agronegócio com a realização da Fenagro 2025 – Feira Internacional da Agropecuária da Bahia.
Promovida pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), e realizada pelo Grupo A Tarde, com produção da On Line Entretenimento, a Fenagro chega unindo tradição, inovação e tecnologia, aproximando o campo da cidade e celebrando a força da agropecuária baiana.
De acordo com o secretário da Seagri, Pablo Barrozo, o evento tem como propósito valorizar o trabalho de quem vive da terra, fomentar negócios e difundir conhecimento. “Ao trazer para a capital um pouco das riquezas do campo e da agricultura, a feira aproxima o público urbano do mundo rural e reforça o papel do agro na economia e na cultura baiana. A Fenagro mostra o que a Bahia tem de mais forte no campo: um setor produtivo em crescimento, com inovação e sustentabilidade caminhando juntas”, destaca Barrozo.
Com expectativa de superar todos os recordes das edições anteriores, a Fenagro 2025 deve receber mais de 200 mil visitantes e movimentar cerca de R$ 120 milhões em negócios, entre vendas de máquinas, animais, insumos e contratos de parceria. “Teremos nove dias de intensa programação, oportunidades e troca de experiências, reafirmando o papel da feira como uma das mais importantes vitrines do agronegócio brasileiro”, complementa o secretário.
Este ano, a feira contará com 600 expositores de 12 estados, reforçando seu caráter nacional, e mais de 3 mil animais em exposição, entre bovinos, equinos, caprinos e ovinos. O Pavilhão do Governo reunirá mais de 40 órgãos estaduais e federais, oferecendo serviços, capacitação e atendimento ao público. A programação técnica incluirá ainda cursos, palestras e painéis voltados para os setores da agricultura, pesca e pecuária.
Pavilhão do Governo: conhecimento e inovação
No Pavilhão do Governo, o público poderá conhecer de perto os avanços e potencialidades de setores estratégicos da cadeia produtiva, como chocolate, sisal, leite, grãos, carne, mel, citrus, pesca e florestas plantadas. A programação inclui palestras e oficinas práticas voltadas à capacitação e ao estímulo de novos negócios.
Os visitantes poderão acompanhar desde o processamento do cacau até a produção do chocolate, as inovações na pecuária leiteira, além de técnicas modernas de cultivo e manejo sustentável de florestas.
Espaços interativos e experiências únicas
Entre os espaços mais visitados está o Museu de Anatomia Animal, uma exposição itinerante com modelos em tamanho real de animais, preparados com alta qualidade para fins educativos e científicos. A atração é uma iniciativa da Sociedade Baiana de Medicina Veterinária, em parceria com a Ufba, Unime e Unifacs.
Outro destaque é a Cozinha Show, onde chefs e cozinheiros convidados transformam ingredientes da agricultura familiar em pratos típicos e inovadores, preparados ao vivo diante do público. Mais que uma vitrine gastronômica, o espaço celebra o trabalho dos produtores rurais e revela a potência dos alimentos locais, entre aromas, histórias e receitas que traduzem a identidade da Bahia.
Fonte
Ascom/Seagri