
A Universidade Estadual do Piauí (Uespi), no campus Torquato Neto, em Teresina, se prepara para receber os três últimos blocos previstos no processo de modernização da instituição, lançado pelo Governo do Piauí, em 2023. A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), responsável pelas obras no campus, avança para a conclusão do 4º bloco no início de 2026 e de mais dois blocos ao longo do ano.
Até o momento, já foram entregues 30 novas salas de aula, distribuídas em três blocos, que estão em pleno uso pela instituição. A novidade é o avanço significativo dos trabalhos no 4º bloco, que deve ser finalizado ainda no primeiro trimestre do próximo ano.
As equipes da Seinfra atuam no 5º bloco, que está na fase de finalização da superestrutura e inclui pilastras, vigas e laje, todas em etapa de conclusão. Já o 6º bloco, o último do projeto, encontra-se na fase de fundação, com previsão de término dessa etapa ainda este ano.

“Estamos com três frentes de obra, atuando simultaneamente nos três últimos blocos. No 4º bloco, que deve receber os alunos do curso de Direito, as obras já estão na fase de conclusão. O 5º e o 6º blocos ainda estão nas fases iniciais, mas com um avanço maior do que o previsto no projeto original. Essa é uma prioridade que executamos com muito compromisso, a pedido do governador Rafael Fonteles”, destacou o secretário da Infraestrutura, Flávio Júnior.

Obra na Facime
Além da construção dos seis novos blocos no campus Torquato Neto, em Teresina, a Seinfra também é responsável pelas obras de modernização da Faculdade de Ciências Médicas (Facime). Os investimentos, inicialmente orçados em mais de R$ 3 milhões, foram reajustados e agora ultrapassam R$ 7 milhões, garantindo a solução definitiva dos problemas de infraestrutura no local.
Para o secretário Flávio Júnior, trata-se de uma transformação significativa. “Apresentamos o projeto ao governador Rafael Fonteles, que, sensível à importância da obra, nos ouviu e decidiu resolver de vez as dificuldades no local. Estamos nos ajustes finais para, muito em breve, assinarmos a Ordem de Serviço para o início das obras”, finalizou.