
O Convento das Mercês, localizado no bairro Desterro, Centro Histórico de São Luís (MA), volta a ser palco de mais uma edição do Conversações de Além-Mar, nos dias 18 e 19 deste mês, a partir das 19h, um projeto de âmbito internacional, que visa divulgar a literatura produzida em língua portuguesa e aproximar leitores e autores do Brasil e de outros países, fomentando a troca de experiências, ideias e conhecimentos.
O Conversações de Além-Mar é uma realização do Governo do Maranhão, por meio da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) e da Casa do Autor Maranhense, reforçando o compromisso do Estado com a promoção da cultura e da literatura em língua portuguesa.
Para as duas noites de palestras e lançamento de livros desta edição, foram convidados os escritores brasileiros Salgado Maranhão e Letícia Wierzchowski, o português José Luís Peixoto e o cabo-verdiano e vencedor do Prêmio Camões, Germano Almeida.
O poeta Salgado Maranhão é natural de Caxias, radicado no Rio de Janeiro desde 1973. Ganhador de diversos prêmios, entre eles o Jabuti de 1999, Salgado destacou-se também como compositor, assinando parcerias com grandes nomes da música popular brasileira como Paulinho da Viola, Dominguinhos e Ivan Lins. Seus poemas estão traduzidos para o inglês, italiano, francês, alemão, sueco e hebraico.
Leticia Wierzchowski é gaúcha de Porto Alegre. Estreou na literatura em 1998 com o romance "O anjo e o resto de nós", mas foi com "A casa das sete mulheres" — que ganhou adaptação para minissérie da TV Globo, em 2003 — que seu trabalho se tornou mais conhecido. Tem 27 livros publicados, entre ficção adulta e infantil, e obras editadas em Portugal, Espanha, Croácia, Alemanha, França, Itália, Grécia, Sérvia e Montenegro.
Com romances traduzidos para mais de trinta idiomas, o português José Luís Peixoto é outra grande atração desta edição do Conversações de Além-Mar. Considerado um dos autores de maior destaque da literatura portuguesa contemporânea, tem sua obra ficcional e poética figurando em dezenas de antologias. Em 2001, recebeu o Prémio Literário José Saramago pelo romance "Nenhum Olhar".
Em 2007, "Cemitério de Pianos" recebeu o Prémio Cálamo Otra Mirada, destinado ao melhor romance estrangeiro publicado na Espanha. Com "Livro", venceu o Prêmio Libro d’Europa, atribuído na Itália ao melhor romance europeu de 2012. Em 2016, com "Galveias", recebeu o Prêmio Oceanos para a melhor obra literária em língua portuguesa do ano anterior.
O advogado Germano Almeida é cabo-verdiano, nascido em 1945 na Ilha da Boa Vista. Ganhador do Prêmio Camões em 2018, sua produção literária abrange romances e crônicas, sendo "O Testamento do Sr. Napumoceno da Silva Araújo" seu primeiro romance publicado. A obra, lançada em 1989, marcou uma ruptura não só com os tradicionais temas cabo-verdianos da fome, da emigração e do eterno dilema dos ilhéus — dilacerados entre o partir e o ficar —, como também com uma narrativa excessivamente descritiva, linear e sisuda.
Já consolidado pela crítica e pelo público, o Conversações de Além-Mar mais uma vez apresenta aos leitores maranhenses alguns dos principais nomes da literatura em língua portuguesa, tendo já trazido, ao longo desses anos, grandes escritores de nosso idioma. Estiveram em São Luís Mia Couto (Moçambique), José Eduardo Agualusa, Pepetela e Ondjaki (Angola), Laurentino Gomes e Mary del Priore (Brasil), e Joaquim Arena (Cabo Verde).
Programação
Dia 18 (terça-feira):
-Salgado Maranhão;
- José Luís Peixoto;
- Mediação: Marcus Saldanha e Ana Patrícia Sá Martins.
Dia 19 (quarta-feira):
- Letícia Wierzchowski;
- Germano Almeida;
Mediação: Ceres Murad e Vinícius Bogéa.