
Representantes da Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi) se reuniram, nesta segunda-feira (17), com gestores do Canal Educação, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), para debater o lançamento da plataforma formativa “Conhecendo a Rede de Proteção às Mulheres”. A iniciativa da Sempi será disponibilizada por meio da estrutura educacional da Seduc.
O projeto tem como objetivo capacitar gestores, educadores, equipes multiprofissionais da educação e integrantes dos organismos de políticas para as mulheres, fortalecendo a prevenção e o enfrentamento da violência de gênero em todo o estado.

A gerente de Enfrentamento à Violência da Sempi, Érika Ruth Melo, destacou que a formação será estratégica para integrar a rede de proteção e qualificar o atendimento.
“A plataforma formativa é uma parceria entre a Seduc, por meio do Canal Educação, e a Secretaria das Mulheres. Será disponibilizado um curso de 20 horas, chamado ‘Conhecendo a Rede de Proteção às Mulheres’, em que serão capacitados todos os profissionais que compõem as redes municipais da educação e da assistência social para que a prevenção à violência e a denúncia de casos de assédio e importunação sexual aconteçam de forma mais estratégica. Buscamos diminuir os índices de violência contra as mulheres e enfrentar, de maneira integrada e preventiva, o feminicídio e todas as formas de violência. Esse planejamento foi construído entre a Seduc e a Secretaria das Mulheres, utilizando a plataforma de formação de professores do Canal Educação, com conteúdo elaborado pela equipe especializada da Sempi”, explica Érika Melo.

A plataforma será lançada em breve e deve alcançar profissionais de todos os municípios piauienses, reforçando a política estadual de proteção e promoção da vida das mulheres.
