
Nesta terça-feira, 18, o Governo de Sergipe, por meio das secretarias de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) e de Políticas para as Mulheres (SPM), aderiu à ação nacional ‘Receita por Elas’, iniciativa solidária da Receita Federal. A ação visa destinar mercadorias apreendidas a instituições que atendem mulheres em situação de vulnerabilidade social e violência.
Foi assinado um acordo de cooperação técnica com a Receita Federal para doação de 280 (duzentas e oitenta) fritadeiras elétricas (air fryers), das quais 200 serão destinadas à Seteem, para alunas dos cursos profissionalizantes de culinária, ofertados por meio programa Qualifica Sergipe. A capacitação ocorre em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e com Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Para o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Jorge Teles, a parceria entre as instituições gera impacto positivo para a população feminina de Sergipe. “Nós vamos selecionar mulheres que se encontram nessa condição de vulnerabilidade, vamos qualificar essas mulheres na produção de alimentos saudáveis, utilizando o air fryer, e, ao final do curso, elas vão receber o air fryer em doação. É bom ressaltar que, durante o período do curso, elas vão receber um auxílio financeiro que vai ajudar a custear o transporte e a alimentação em todo o período, mostrando que essa parceria interinstitucional está sendo efetiva em Sergipe”, destacou.
A secretária de Estado de Políticas para as Mulheres, Danielle Garcia, parabenizou a Receita Federal pela parceria. “A ação ‘Receita por Elas’ chega em boa hora para fortalecer mulheres em situação de vulnerabilidade e violência. A doação air fryers para alunas de cursos de culinária é mais do que um gesto solidário, é uma porta concreta para geração de renda e autonomia. Quando unimos órgãos públicos e instituições de ensino, criamos oportunidades reais para que essas mulheres reconstruam suas vidas com dignidade e independência. Nosso compromisso é seguir ampliando essas articulações e garantindo que cada mulher tenha condições de empreender e prosperar", ressaltou.
O auditor fiscal e delegado da Receita Federal em Aracaju, André Ricardo Santana Passos, evidenciou a importância da iniciativa para que as mulheres consigam ter sua própria renda. “O ‘Receita por Elas’ tem o intuito de estabelecer parcerias om órgãos e instituições que ajudem mulheres que estejam em situação de vulnerabilidade e possam melhorar o seu rendimento. Então, a Receita está destinando esses itens para treinamentos, cursos de culinária e cursos de salgadeiras, para que essas mulheres, nessa situação, consigam o seu próprio rendimento e ter sustentabilidade”, enfatizou.
A ação visa destinar mercadorias apreendidas de forma ética, responsável e transparente a órgãos públicos e organizações da sociedade civil (OSCs) que atuam no acolhimento e reinserção social de mulheres vítimas de violência. A parceria reforça o compromisso da gestão estadual com a oferta de oportunidades concretas de empreendedorismo e autonomia financeira para quem mais precisa.






