
O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), divulga a programação comemorativa aos 80 anos do Conservatório de Música de Sergipe (CMSE), que será realizada entre 24 e 28 de novembro, na Sala de Concertos Villa-Lobos, localizada em Aracaju. As atividades incluem apresentações de diferentes instrumentos e classes musicais abertas ao público, que poderá acompanhar de perto a diversidade de talentos e projetos desenvolvidos pelo Conservatório ao longo de sua história. Com a programação especial, a gestão estadual reforça o compromisso com a valorização da educação musical no estado.
As ações terão início na segunda-feira, 24, às 18h30, com uma noite marcada pela diversidade sonora. O palco receberá o Grupo de Rock e o ‘Jazz Basicão’, além de apresentações de Improvisação e do Ensemble de Sax. Na terça-feira, 25, também às 18h30, os holofotes se voltam para a música erudita. As classes de violino, violoncelo, viola e contrabaixo acústico, juntamente ao Grupo de Cordas do CMSE, apresentam repertórios que evidenciam a tradição e o rigor técnico cultivados ao longo das décadas pela instituição.
Na quarta-feira, 26, a musicalização ganha destaque em uma programação especial dividida em três momentos. Às 17h acontece a primeira parte das apresentações das Classes de Musicalização; às 18h30, a segunda parte; e, às 20h30, a noite se encerra com a Big Band do CMSE. Na quinta-feira, 27, às 18h30, será celebrada a força da expressão vocal e das cordas dedilhadas. As apresentações reúnem classes de violão, canto popular e canto erudito, além dos grupos ‘A Voz e o Violão’ e o Grupo de Choro do CMSE, compondo uma noite que valoriza a riqueza das tradições musicais brasileiras.
Solenidade musical
Para encerrar a programação, a sexta-feira, 28, será dedicada à solenidade de aniversário pelos 80 anos do Conservatório. A partir das 18h30, a celebração contará com apresentações especiais da Banda, do Coral, da Orquestra Sinfônica Aprendiz do CMSE e de convidados, performance da soprano Marília Teixeira, com grandes cantores de músicas líricas, simbolizando o encontro de diferentes gerações que ajudaram a construir a história da instituição. “Será um grande espetáculo, para celebrarmos com a comunidade esse marco dos 80 anos, pensando no futuro do nosso Conservatório, preparando nossa escola para as novas décadas”, afirmou o diretor do CMSE, Heitor Mendonça.
Ele lembrou ainda que o foco musical dos 80 anos será a ‘prata da casa’ e os diversos grupos musicais pedagógicos, considerados por ele um marco da música popular por meio da reforma pedagógica do Conservatório de Música. “Temos a volta dos grupos pedagógicos que representam a escola, desde os maiores, como a Orquestra de Aprendiz, aos grupos de jazz, de rock, grupos que funcionam como banda, orquestra em que os alunos aprendem fazendo. Além de serem laboratórios, representam o Conservatório numa vasta agenda de apresentações da Sala Villa-Lobos”, explicou Heitor Mendonça.
Educação musical
Fundado em 1945 pelo professor e maestro Genaro Plech, o Conservatório de Música de Sergipe (CMSE) nasceu como Instituto de Música e Canto Orfeônico de Sergipe, criado por meio de um Decreto de Lei durante a gestão de Hunald Santaflor Cardoso. A iniciativa foi influenciada pela amizade entre Plech e Heitor Villa-Lobos, além da afinidade com a metodologia do Canto Orfeônico, amplamente difundida na época.
Ao longo das décadas, a instituição ganhou sede própria, passou por mudanças de nomenclatura e consolidou sua atuação até se tornar o atual CMSE, uma escola pública do Governo de Sergipe, vinculada à Secretaria de Estado da Educação (Seed), a qual, há 80 anos, forma músicos, professores e apaixonados pela música em Sergipe.




