
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, realizou uma série de ações nas unidades de saúde como parte da programação alusiva à campanha Novembro Azul. No Hospital Dr. Genésio Rêgo, pacientes e acompanhantes participaram de ginástica laboral e palestras sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata. A ação ocorreu no último dia 17, Dia Nacional de Combate ao Câncer de Próstata, e contou também com a apresentação da banda da Polícia Militar.
“Sabemos que, quando detectado no início, o câncer de próstata tem altas taxas de cura. Por isso, nosso compromisso é facilitar o acesso, acolher, orientar e incentivar cada paciente a cuidar de si. O Novembro Azul não é apenas uma campanha; é um convite para quebrarmos tabus, falarmos abertamente sobre saúde masculina e fortalecermos a cultura da prevenção”, destacou a diretora técnica do Hospital Dr. Genésio Rêgo, Thamyris Lucena.
O ambulatório da unidade de saúde dispõe do serviço de urologia e possui papel fundamental nessa missão, como explica o médico urologista Antônio de Pádua Silva Sousa.
“O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada para os homens e chama a atenção para o perigo do câncer de próstata, que é uma doença silenciosa. Tem o objetivo de fazer uma prevenção secundária, que é identificar e diagnosticar essa doença em um tempo em que possa ser tratada com o objetivo de curar totalmente. Por isso, é importante que os homens tenham isso em mente e procurem assistência para fazer sua avaliação.”
O público aprovou a iniciativa. “É importante para nós, homens, não procurarmos assistência médica só quando precisar; é importante prevenir. Eu mesmo tive um problema de pedra nos rins e agora estou me tratando. Deixar o preconceito de lado e entender que o principal é estarmos bem e com saúde”, revelou o barbeiro Leo Reis.
Outras unidades da rede estadual também realizaram ações alusivas ao Novembro Azul. Na Policlínica de Caxias, foram promovidas atividades voltadas à saúde mental e sexual do homem. A ação contou com a participação do psicólogo Lígio Raison, do CTA de Caxias, que destacou a importância do autocuidado, da prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e, ao final da palestra, distribuiu autotestes para HIV aos participantes.
Já no Centro de Hemodiálise São Luís, a programação incluiu a palestra “Homem também se cuida”, ministrada pelo psicólogo Fábio e pelo fisioterapeuta Marlon, nos dias 18 e 19 de novembro, nos turnos da manhã e da tarde. A unidade também realizou, no dia 19, às 9h30, a celebração da Santa Missa, como forma de acolher pacientes e colaboradores, reforçando a mensagem de cuidado integral à saúde do homem.
PREVENÇÃO
É recomendado começar os exames de próstata a partir dos 45 anos para a população masculina em geral, e a partir dos 40 anos para homens com histórico familiar de câncer de próstata (pai ou irmão) ou homens negros. Homens com mais de 50 anos que nunca fizeram o exame também devem procurá-lo, pois a doença é mais comum nessa faixa etária.
As iniciativas integram o conjunto de ações do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata em toda a rede estadual.