A programação da 1ª Expoagro Serra do Teixeira começa nesta sexta-feira (21), no município de Princesa Isabel, com o apoio do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap-PB). O evento, que pagará R$ 70 mil em prêmios no torneio leiteiro e no concurso de raças, prossegue até domingo (23).
O secretário da Sedap-PB, Joaquim Hugo Vieira, ressalta a importância da realização das feiras e exposições para o setor do agronegócio paraibano. “São espaços que contribuem para o desenvolvimento do agro. Neles, os produtores encontram um ambiente para a realização de negócios durante o evento e fazem contatos que resultam em vendas futuras”, comenta.
Joaquim Hugo Vieira afirma que também é importante destacar a troca de experiência e a capacitação dos produtores durante as feiras e exposições como a 1ª Expoagro Serra do Teixeira. Ele lembra que os eventos também movimentam a economia dos municípios, do setor do comércio ao de serviços, além de desenvolver o artesanato e a cultura regional.
Além do torneio leiteiro e concurso de raças, durante a 1ª Expoagro Serra do Teixeira haverá a exposição de animais. Serão realizadas, também, palestras sobre vários temas de interesse dos produtores rurais, como pastejo rotacionado direto na palma mexicana, turismo rural, apicultura e mandiocultura. O evento contará, ainda, com artesanato e várias apresentações culturais.
Na programação do sábado (22), às 14h, está prevista a palestra “Protagonismo das Mulheres Rurais”, dentro do projeto “Encontro de Mulheres do Agro”, ministrada pela assessora de Gestão Social da Sedap-PB e idealizadora do projeto, Márcia Dornelles. Várias produtoras rurais de municípios da região participarão do evento.
A 1ª Expoagro Serra do Teixeira é uma realização conjunta de 10 prefeituras municipais da região: Princesa Isabel, Água Branca, Imaculada, Juru, Teixeira, Maturéia, Tavares, Manaíra e São José de Princesa. O evento conta com as parcerias do Governo da Paraíba, por meio da Sedap-PB e da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer-PB), além da Associação Paraibana de Criadores de Caprinos e Ovinos (Appaco), Sebrae-PB, Governo Federal, Banco do Nordeste e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural na Paraíba (Senar-PB).