Domingo, 23 de Novembro de 2025
23°C 28°C
Maceió, AL
Publicidade

Deso marca presença no Fasc 2025 com ações de sustentabilidade e hidratação gratuita

A presença da Deso no Fasc Sustentável reforça o vínculo entre cultura, meio ambiente e qualidade de vida

Colaboração para o Jornal Online Alagoas
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Secom Sergipe
23/11/2025 às 13h05
Deso marca presença no Fasc 2025 com ações de sustentabilidade e hidratação gratuita
Participação da Deso no Fasc reforça que a celebração da arte e da cultura podem conviver com a preservação ambiental / Fotos: Ascom Deso

A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) participa da 40ª edição do Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc), evento correalizado pelo Governo do Estado, no espaço do Fasc Sustentável. A iniciativa é dedicada à promoção de boas práticas ambientais, ao estímulo da consciência coletiva sobre o uso responsável dos recursos naturais e ao diálogo a respeito da sustentabilidade. 

Continua após a publicidade
Anúncio

O espaço da Deso chamou atenção pelo fluxo constante de moradores e turistas. Nele, a companhia distribuiu mudas de árvores nativas aos visitantes por meio do programa Deso + Verde, ação permanente que incentiva a arborização urbana e a preservação das espécies regionais. Ao lado da ação ambiental, outra atividade que ganhou destaque foi a distribuição dos copos promocionais biodegradáveis com água potável, presente em grandes eventos do estado. Enquanto apreciavam as atrações do Fasc, o público tinha fácil acesso a uma hidratação segura e de qualidade.

No ambiente marcado por arte, cultura, cores e sons que ecoaram por São Cristóvão, quarta cidade mais antiga do Brasil, os projetos da Deso representaram um diálogo direto com a população sergipana. O diretor-presidente da Deso, Luciano Goes, destacou a relevância simbólica e social da iniciativa. 

“O Fasc é um espaço que representa a identidade do povo sergipano. Para a Deso, é uma honra participar de um evento que celebra cultura, saberes e arte popular. Quando distribuímos água potável e mudas de árvores, levamos mais do que os nossos serviços: levamos cuidado e compromisso com a qualidade de vida das pessoas. A presença da Deso reforça que a sustentabilidade e a cultura caminham juntas e que nosso papel vai muito além da produção de água tratada. Estamos ao lado da população em cada gesto que ajuda a construir um futuro melhor”, afirmou.

A secretária de Meio Ambiente de São Cristóvão, Janine Menezes, destacou a importância da parceria da Deso com o Fasc. “Neste ano, a parceria com a Deso foi um verdadeiro sucesso. A quantidade de mudas distribuídas surpreendeu e superou todas as expectativas. As pessoas receberam as mudas com interesse e consciência, sabendo da importância da arborização urbana e do quanto ela impacta a qualidade de vida. Foi uma parceria maravilhosa entre o município e a Deso”, ressaltou.

Entre a população, a percepção foi a mesma. A moradora Fabiana Silva, de São Cristóvão, resumiu o sentimento coletivo ao escolher a muda que levaria para casa. “A iniciativa é muito importante para ajudar na arborização da cidade. Eu peguei uma muda de jaqueira e já vou levar para o sítio, para plantar ainda hoje”, contou. 

Já a gerente de marketing Alanna Lima buscou lembranças da infância ao adquirir, de graça, uma muda arbórea de cacau. "Quando eu era criança tinha um pé de cacau na casa da minha avó. Eu tinha perdido essa lembrança, mas quando peguei a mudinha reencontrei essa memória afetiva", disse.

A hidratação promovida pela Deso também se tornou um dos pontos reconhecidos do festival. O produtor cultural Igor Vinicius destacou o impacto dessa ação durante o evento. “A água gratuita da Deso salvou muita gente no Fasc, porque quem anda por todos os espaços sabe como é puxado. São ruas, ladeiras, sol e muita caminhada. Ter água ali, fácil, geladinha e de graça, fez toda a diferença para o público. O pessoal chegava cansado e já saía renovado pra curtir mais um pouco do Fasc”, relatou.

A participação da Deso no Fasc reforça que a celebração da arte e da cultura podem conviver com a preservação ambiental, e que ambas podem caminhar lado a lado quando se reconhece o valor da memória, da sustentabilidade e do cuidado com o espaço comum.

Sobre o Fasc

O Festival de Artes de São Cristóvão consolidou-se desde a década de 1970 como um dos maiores encontros culturais do Nordeste, reunindo artistas locais e de diversas partes do país em múltiplas linguagens artísticas. Após um intervalo em 2005, o evento retornou em 2017, reafirmando o papel de São Cristóvão como um importante polo de produção e difusão cultural no Brasil.

Com palcos espalhados pelo Centro Histórico e também em diferentes bairros, o Fasc oferece uma vivência completa, que integra música, teatro, dança, literatura, artes visuais, cinema e outras expressões, celebrando a riqueza cultural da quarta cidade mais antiga do país.

O Fasc é apresentado pelo Ministério da Cultura, com realização da Prefeitura de São Cristóvão, por intermédio da Fundação Municipal do Patrimônio e da Cultura João Bebe Água (Fumpac) e do Encontro Sancristovense de Cultura Popular e Outras Artes (Escoa);  Governo do Estado de Sergipe, através da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap) e Governo do Brasil.  O Festival conta ainda com patrocínio da Celi, Banco do Nordeste, Iguá Sergipe, Ecoparque Sergipe e Caixa. O apoio fica por conta da SE – Sistema Engenharia, Colortex Tintas, Unir Locações e Serviços e Vitória Transportes.

Secretária de Meio Ambiente de São Cristóvão, Janine Menezes
Secretária de Meio Ambiente de São Cristóvão, Janine Menezes
Moradora de São Cristóvão Fabiana Silva
Moradora de São Cristóvão Fabiana Silva
Gerente de marketing Alanna Lima
Gerente de marketing Alanna Lima
Produtor cultural Igor Vinicius
Produtor cultural Igor Vinicius
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.