A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) participará da 4ª Feira Nordestina da Agricultura Familiar (Fenafes), que ocorre de 26 a 29 de novembro, na Lagoa da Jansen, em São Luís. No estande da Fapema, o público terá acesso a obras, cases de sucesso e projetos apoiados pela instituição, além da participação de pesquisadores que vão apresentar estudos e resultados de iniciativas desenvolvidas com apoio da Fundação. A Fapema também é responsável pela seleção dos monitores que darão suporte às atividades.
O evento acontece simultâneo à 3ª Feira Maranhense da Agricultura Familiar (Femaf) e integra o Circuito Nordestino de Feiras da Agricultura Familiar, promovida pelo Consórcio Nordeste. A abertura, às 14h, terá presença do presidente da Fundação, Nordman Wall e reunirá agricultores, pesquisadores, empreendedores e representantes de políticas públicas de toda a região.
“Queremos mostrar à sociedade como a pesquisa científica entra no cotidiano da agricultura familiar e contribui para melhorar processos, ampliar renda e abrir possibilidades de produção sustentável”, destaca o presidente da Fapema, Nordman Wall.
Promovidas pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) e da Câmara Técnica de Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste, as feiras apontam a importância do desenvolvimento sustentável na região. “É importante que ciência e inovação estejam próximas de quem produz. Estes eventos cumprem a tarefa de aproximar pesquisadores, agricultores e gestores públicos”, ressalta.
Entre os trabalhos a serem apresentados no estande da Fapema estão pesquisas sobre práticas produtivas tradicionais, como o cultivo do arroz do barro, além de estudos sobre insetos comestíveis, qualidade do mel e organização socioeconômica de cooperativas rurais. Essas iniciativas mostram como saberes tradicionais, tecnologias sociais e inovação podem fortalecer a produção de alimentos, a autonomia das comunidades e a sustentabilidade regional.
Os visitantes também poderão conhecer pesquisas sobre alternativas proteicas sustentáveis para alimentação humana, manejo reprodutivo de suínos e uso de resíduos portuários para produção de fertilizantes orgânicos. Outros estudos abordam práticas de inovação no processamento de alimentos e estratégias de acesso a mercados voltadas para cooperativas e empreendimentos agroecológicos.
Agenda regional
A programação da Femaf e a Fenafes inclui oficinas, festivais gastronômicos, capacitações, serviços, exposições de equipamentos e apresentações artísticas que valorizam a cultura local.
O público vai conhecer tecnologias, produtos e práticas desenvolvidas nas comunidades tradicionais e em assentamentos da reforma agrária, aproximando ciência, tradição e inovação.
Os eventos contarão ainda com espaços dedicados à tecnologia, gastronomia, cultura, artesanato e comercialização, proporcionando uma imersão na diversidade nordestina. A Fenafes reunirá expositores de todos os estados nordestinos.