
O secretário de Administração do Piauí e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (CONSAD), Samuel Nascimento, participou, nesta terça-feira (25), do Ciclo de Debates sobre Modernização do Estado e Reforma Administrativa. O evento, realizado em São Paulo, teve início na segunda-feira (24) e se estende até hoje.
O gestor participou do Painel 3, com o tema “Resultados e pessoas na gestão pública: principais gargalos e caminhos para enfrentamento”. O objetivo foi debater como o Estado brasileiro pode fortalecer sua capacidade de gerar resultados por meio de políticas modernas de gestão de pessoas, enfrentando desafios estruturais relacionados à liderança, desenvolvimento, desempenho, desigualdades internas e assimetrias federativas.
Para o secretário, esse debate é fundamental por trazer à tona o que ele chamou de um dos maiores paradoxos do Brasil. “O Brasil busca resultados nacionais, mas opera sua máquina administrativa como se fosse não um único país, e sim 5.570 ilhas administrativas. Queremos políticas homogêneas, mas enfrentamos uma arquitetura federativa projetada para a fragmentação”, afirmou.

Nesse contexto, Samuel defendeu a ideia da criação de um órgão nacional interfederativo que apoie e organize o processo de reforma administrativa e modernização do Estado brasileiro. “Nós nunca teremos uma reforma administrativa de verdade, sem a criação de uma instância interfederativa permanente com capacidade de implementação de políticas públicas. Não falo de um fórum político ocasional, como vez ou outra a gente acaba instalando no país, mas falo de um órgão executivo interfederativo com regras, métricas e mecanismo de coordenação e sobretudo continuidade”, propôs.
A mesa de discussão reuniu nomes importantes no debate sobre essa temática e buscou conectar diagnósticos acadêmicos e experiências práticas para identificar caminhos concretos que aprimorem carreiras, competências, cultura organizacional e uso de dados, especialmente no contexto da Reforma Administrativa e da agenda de modernização do Estado.
