Quarta, 26 de Novembro de 2025
23°C 31°C
Maceió, AL
Publicidade

Cabine Lilás: policial explica como funciona setor especializado de atendimento às mulheres

Cabo da Polícia Militar Renata Alves enfatiza importância de formação de agentes de segurança para que vítimas de violência doméstica consigam denu...

Colaboração para o Jornal Online Alagoas
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Secom SP
26/11/2025 às 08h36
Cabine Lilás: policial explica como funciona setor especializado de atendimento às mulheres
Cabine Lilás já realizou 13,9 mil atendimentos de orientação para medidas protetivas

Integrante da Cabine Lilás, serviço especializado dentro do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) para atender mulheres vítimas de violência doméstica, a cabo da PM Renata Alves enfatizou a importância de formar agentes de segurança especializados para garantir que vítimas consigam denunciar agressores.

Continua após a publicidade
Anúncio

“Essas policiais militares passam por uma capacitação em conjunto com a Polícia Militar, a DDM [Delegacia de Defesa da Mulher], a Polícia Técnico-Científica, representantes da Casa da Mulher Brasileira, onde são passadas todas as informações referentes à identificação, abordagem, como nós devemos abordar para que essa vítima não se sinta revitimizada”, afirmou, em entrevista nesta terça-feira (25) ao programa “SP em 3,2,1”, da Agência SP.

“São detalhes muito sucintos onde nós temos essa noção, somos norteadas e capacitadas para poder prestar o melhor atendimento possível de uma forma totalmente humanizada, trabalhando sempre com a escuta ativa para poder prestar todo o atendimento e apoio necessário a essas vítimas.”

O Governo de São Paulo deu início nesta quinta-feira (20) ao movimento “SP Por Todas: 21 Dias por Elas” , promovendo serviços e ações de conscientização para prevenir e combater a violência contra as mulheres ao longo de 21 dias seguidos. A programação faz parte dos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, iniciativa da ONU Mulheres. No Brasil, a mobilização tem início a partir do Dia da Consciência Negra (20/11) até o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12).

Na entrevista, a cabo Renata Alves destacou que a Cabine Lilás atua de forma integrada a outros programas de proteção, como o aplicativo SP Mulher Segura e as Delegacias de Defesa da Mulher, canais em que a vítima pode registrar a ocorrência imediatamente, de forma virtual.

Vítimas que forem atendidas pela Cabine Lilás também têm direito a transporte gratuito, por meio do app de transporte 99, a unidades de apoio, como a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) e Instituto Médico-Legal (IML).

A Cabine Lilás é um serviço operado dentro do Centro de Operações da PM (Copom), em que atuam apenas policiais femininas treinadas para atender vítimas de violência doméstica.

Iniciado em 2024, na capital paulista, o programa foi expandido para as regiões administrativas de São José do Rio Preto, Campinas, São José dos Campos, Bauru, Sorocaba e Piracicaba. Até outubro de 2025, 102 PMs foram capacitadas para trabalhar no projeto. As equipes já realizaram 13,9 mil atendimentos de orientação para medidas protetivas e 89 prisões desde então.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.