Sexta, 28 de Novembro de 2025
22°C 27°C
Maceió, AL
Publicidade

Polícia de SP identifica adolescente que fazia ameaças e transmitia maus-tratos pela internet

Operação Heródoto cumpriu dois mandados contra o menor no município de Camaçari (BA)

Colaboração para o Jornal Online Alagoas
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Secom SP
28/11/2025 às 11h36
Polícia de SP identifica adolescente que fazia ameaças e transmitia maus-tratos pela internet
Trabalho envolveu as Polícias Civis de São Paulo e da Bahia

Um adolescente de 17 anos foi alvo de dois mandados de busca e apreensão cumpridos nesta sexta-feira (28) no município de Camaçari, na Bahia. A ação faz parte da Operação Heródoto, realizada após um trabalho integrado entre as Polícias Civis de São Paulo e da Bahia.

Continua após a publicidade
Anúncio

Segundo as investigações do Núcleo de Observação de Análise Digital (Noad), da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo, o jovem participava de diversos grupos fechados da rede social onde praticava condutas graves em ambiente digital.

Durante o monitoramento, os investigadores identificaram a divulgação de ameaças de ataques a escolas, o induzimento e a instigação ao suicídio de outros usuários, práticas de abuso sexual pela internet e até transmissões ao vivo de maus-tratos contra animais.

O adolescente também se utilizava de conhecimentos avançados de tecnologia para acessar, compilar e divulgar dados pessoais de autoridades policiais envolvidas no combate a crimes cibernéticos. “As informações, que incluem dados de investigadores e outros policiais, eram compartilhadas em grupos restritos, ampliando o risco à integridade das equipes e demonstrando o nível de articulação do investigado nas comunidades virtuais”, informou o delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo, Artur Dian.

A Operação Heródoto contou com equipes do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), de São Paulo, da 18ª Delegacia Territorial de Camaçari, do Departamento de Inteligência Policial (DIP) e do Ciberlab da Polícia Civil da Bahia, além do apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos dispositivos eletrônicos e outros materiais considerados relevantes para a investigação. A ação contribuiu para interromper as condutas ilícitas e reforçar a segurança da comunidade escolar e das autoridades que tiveram seus dados expostos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.