Sexta, 28 de Novembro de 2025
22°C 27°C
Maceió, AL
Publicidade

Aluno do Colégio Estadual Murilo Braga conquista medalha de Bronze em Olimpíada Brasileira de Química

Premiação aconteceu na Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília, na capital federal

Colaboração para o Jornal Online Alagoas
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Secom Sergipe
28/11/2025 às 17h01
Aluno do Colégio Estadual Murilo Braga conquista medalha de Bronze em Olimpíada Brasileira de Química
Fotos: Seed/Unidade Escolar

O aluno Guilherme Carvalho e seu professor orientador da disciplina química, Luciano Santos, do Colégio Estadual Murilo Braga, em Itabaiana, estiveram em Brasília nessa quinta-feira, 27, para receber a medalha de bronze da XXX Olimpíada Brasileira de Química (OBQ). O aluno ficou em 76° lugar na classificação nacional, conquistando a medalha de bronze da Olimpíada.

Continua após a publicidade
Anúncio

A OBQ é o principal evento nacional para estudantes do Ensino Médio, que desejam testar e aprimorar seus conhecimentos em química. Este campeonato não apenas identifica os maiores talentos do país, mas também serve como a porta de entrada para as seletivas internacionais.

Para chegar à fase nacional em Brasília, Guilherme trilhou um caminho de sucesso na etapa estadual: a Olimpíada Sergipana de Química (Osequim), na qual conquistou o 1º lugar entre os alunos da rede pública estadual de ensino e a 8ª colocação na classificação geral, que inclui estudantes de escolas privadas do estado. Seu resultado na classificação nacional foi o 76º lugar, valendo a medalha  de bronze.

“Esse foi o resultado de muito esforço, muita dedicação, e é bom saber que no final deu tudo certo, eu consegui chegar aonde eu queria. Eu me sinto muito feliz”, afirmou Guilherme Carvalho, o único estudante da rede pública estadual de Sergipe a receber a premiação.

O professor Luciano Santos orientou e acompanhou Guilherme durante esse processo de preparação, contribuindo na realização de simulados, pesquisas e aprimoramento dos assuntos. Para ele, esta foi uma oportunidade ímpar de socialização de experiências. “Estamos em um programa nacional de olímpiadas com competidores de todo o país. É uma oportunidade ímpar que ultrapassa o limite das provas. Nesta premiação tivemos contato com alunos, professores, coordenadores e organizadores de olímpiadas de química de todos os estados”, o professor reforçou que esse momento contribuirá ainda mais na preparação de futuros alunos olímpicos.

A solenidade de premiação reuniu os ganhadores de todos os estados brasileiros e foi realizada no auditório Roberto Salmeron, na Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (UnB). O evento contou com o apoio de diversas instituições importantes, como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Conselho Federal de Química (CFQ), a Associação Brasileira da Indústria de Cloro Álcalis e Derivados (Abiclor) e a Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim). 

Fotos: Seed/Unidade Escolar
Fotos: Seed/Unidade Escolar
Fotos: Seed/Unidade Escolar
Fotos: Seed/Unidade Escolar
Fotos: Seed/Unidade Escolar
Fotos: Seed/Unidade Escolar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.