
A culinária maranhense e nordestina ganhou destaque no terceiro dia da 4ª Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fenafes) e da 3ª Feira Maranhense da Agricultura Familiar (FEMAF), em São Luís.
Um dos momentos mais aguardados da noite foi o Cozinha Show, espaço dedicado a celebrar a gastronomia regional e reforçar a importância dos ingredientes produzidos pela agricultura familiar do Maranhão. A iniciativa foi fruto de parceria entre a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).
Conduzido pelos chefs do SENAC, Thaynara Rosa Pereira Gaspar e Franceildo Silva Nascimento, o Cozinha Show apresentou receitas preparadas com vinagreira e coco babaçu — dois símbolos da culinária maranhense e produtos cultivados por agricultores familiares.
Professora de Gastronomia há mais de 11 anos, a chef Thaynara Rosa destacou o orgulho de valorizar ingredientes nativos durante o evento. “Estou muito orgulhosa de ter preparado receitas tendo como base algo tão valioso e rico do nosso Maranhão, que é o coco e seu mesocarpo. Fiquei ainda mais feliz porque todos aprovaram as receitas”, afirmou.
Responsável pelo Restaurante Escola do Senac, o chef Franceildo Silva ressaltou a importância de apresentar a culinária maranhense a públicos de vários estados do Nordeste.
“Foi muito importante divulgar nossa cultura gastronômica utilizando frutos da terra e ingredientes locais. Isso fortalece nossa gastronomia para o Maranhão e para todos os estados participantes da Feira”, disse.
Durante as demonstrações ao vivo, os chefs prepararam três pratos: quiche de mesocarpo com camarão e babaçu, arroz de cuxá com peixe frito no óleo de babaçu e cookie de mesocarpo. As receitas foram degustadas por representantes dos nove estados nordestinos.
Experiências e valorização
O técnico da Embrapa Algodão, Frederico Lissita, da Paraíba, destacou a surpresa com os sabores apresentados e reconheceu o papel da agricultura familiar nas preparações.
“Os pratos estavam deliciosos, mas o mais importante é que o uso de ingredientes locais valoriza o produto do estado, a agricultura familiar e, especialmente, o trabalho das quebradeiras de coco no Maranhão”, afirmou.
Referência nacional em bioeconomia do babaçu, Cornélia Rodrigues (Nelinha do Babaçu) também participou da degustação e celebrou o protagonismo dos ingredientes tradicionais.
“Foi muito bom ver na Cozinha Show pratos preparados com ingredientes nativos das nossas florestas e agriculturas comunitárias. A Cozinha Show nos permitiu mostrar a culinária tradicional com o sabor do Maranhão e a força das mulheres quebradeiras de babaçu”, declarou.
O secretário de Estado da Agricultura Familiar, Bira do Pindaré, reforçou o papel da agricultura familiar na gastronomia e na segurança alimentar.
“A gastronomia maranhense é um patrimônio cultural que nasce da força da nossa agricultura familiar. Cada receita apresentada carrega a história, o trabalho e a identidade do nosso povo. É uma forma de reconhecer o valor dos nossos agricultores e mostrar ao Brasil a potência que vem do campo maranhense”, destacou.
Sobre a Fenafes e a Femaf
A 4ª Fenafes e a 3ª FEMAF integram o Circuito Nordestino de Feiras da Agricultura Familiar. O evento é promovido pelo Consórcio Nordeste, pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e pelo Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP). Conta ainda com o patrocínio do Banco do Nordeste e realização da Unicafes, em parceria com a Funcern e o IFRN.
A Feira segue até este sábado (29), na Lagoa da Jansen, reunindo delegações dos nove estados do Nordeste: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.