
O governador Fábio Mitidieri acompanhou neste fim de semana duas importantes ações do Opera Sergipe, maior programa de cirurgias eletivas da história do estado. As iniciativas reforçam o compromisso do Governo de Sergipe em ampliar o acesso à saúde e reduzir filas históricas em diversas especialidades. No sábado, o governador esteve com pacientes que passarão por cirurgia bariátrica.
Neste domingo, 30, Mitidieri esteve no Hospital Amparo de Maria, em Estância, acompanhando o mutirão de consultas com especialistas em mamoplastia redutora. A ação tem como objetivo acelerar a avaliação de 280 mulheres já cadastradas no sistema de regulação.
Durante a visita, o governador conversou com pacientes que relataram a importância do atendimento humanizado e da oportunidade de avançar na tão esperada cirurgia. Antônia Silveira dos Santos é uma das pacientes atendidas neste domingo. Ela disse que aguarda o procedimento há dez anos.“Eu esperei por esse momento durante muito tempo. Hoje fui muito bem atendida e saio daqui cheia de esperança”.
A autônoma Eduarda Nascimento afirmou que está realizando um sonho. "Para mim, é uma volta à vida, a realização de um sonho. Esse programa é muito importante para nossa saúde física e mental. Esse mutirão é uma bênção. A equipe nos tratou com carinho e profissionalismo. É uma chance que muda a vida da gente”.
Mitidieri reforçou que o Opera Sergipe segue como prioridade absoluta na gestão. “Estamos onde o povo está, ouvindo e cuidando de quem precisa. O Opera Sergipe tem mudado vidas, reduzido filas e devolvido esperança às pessoas. Esta é uma ação que representa cuidado, dignidade e transformação na vida de centenas de mulheres que aguardavam pelo atendimento. Estamos avançando na redução das filas, ampliando a oferta de cirurgias e fortalecendo um modelo de saúde pública que coloca as pessoas no centro”, enfatizou.
O secretário de Estado da Saúde, Claudio Mitidieri, acompanhou a passagem do governador no hospital. "Temos pacientes aguardando há 25 anos. O governador está de parabéns em realizar esta ação", reconheceu. Já o diretor do Hospital Amparo de Maria, Max Carvalho, informou que a unidade realiza o Opera Sergipe desde a primeira fase, quando chegaram a executar cerca de 500 cirurgias por mês. Agora, na fase 2, o serviço foi ampliado, incluindo procedimentos de ortopedia. "Sem sombra de dúvida o programa Opera Sergipe tem apresentado grandes resultados. Desde a fase 1 até a fase 2, na qual estamos atualmente, é notória a ampliação da assistência e da garantia de acesso para a população. Iniciamos também o ambulatório para consultas de cirurgia de redução mamária. Serão 280 pacientes atendidas em apenas quatro dias, o que demonstra agilidade, eficiência e compromisso do programa. Com isso, a população ganha a oportunidade de realizar sua cirurgia em menos tempo, com segurança, acolhimento e organização”.
A mamoplastia redutora, além de ter impacto estético, é um procedimento fundamental para mulheres que enfrentam dores crônicas, limitações físicas e impactos emocionais decorrentes das mamas volumosas. Para muitas pacientes, o acesso à cirurgia significa recuperar qualidade de vida, autoestima e autonomia.
Desde 2023, o Opera Sergipe e sua vertente feminina, o Opera Mulher, ampliaram a oferta para 34 tipos de procedimentos eletivos, contemplando áreas como ginecologia, cirurgia plástica, ortopedia e urologia. O Estado já realizou milhares de cirurgias, reduzindo filas históricas e garantindo dignidade e cuidado às sergipanas.