Segunda, 01 de Dezembro de 2025
22°C 29°C
Maceió, AL
Publicidade

Governo do Estado realiza 1ª sessão da Concorrência Pública da nova ponte Aracaju–Barra dos Coqueiros

Obra visa ampliar acesso a municípios, reduzir distâncias e gerar novas oportunidades e mais desenvolvimento

Colaboração para o Jornal Online Alagoas
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Secom Sergipe
01/12/2025 às 19h21
Governo do Estado realiza 1ª sessão da Concorrência Pública da nova ponte Aracaju–Barra dos Coqueiros
Sessão ocorreu com total transparência, incluindo registro audiovisual integral de todas as fases, segundo a legislação federal / Fotos: Ascom Sedurbi

O Governo de Sergipe avançou mais uma etapa decisiva para tornar realidade uma das principais obras estruturantes do estado. Nesta segunda-feira, 1º, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi) realizou a 1ª sessão da Concorrência Pública nº 01/2025, referente ao processo licitatório para a elaboração dos projetos básico, executivo e construção da nova ponte Aracaju–Barra dos Coqueiros. Conduzida conforme a Lei nº 14.133/2021, a sessão aconteceu no auditório da unidade sede da Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seagri), em Aracaju, e ocorreu com total transparência, incluindo registro audiovisual integral de todas as fases, segundo a legislação federal.

Continua após a publicidade
Anúncio

A licitação, lançada em setembro deste ano pela gestão estadual, segue o modelo de contratação integrada, que contempla a elaboração dos projetos básico e executivo de engenharia, além da execução da obra. Para garantir um resultado final de alta qualidade, o processo utiliza o critério técnica e preço, pelo qual os consórcios participantes são avaliados a partir da sua experiência prévia na execução de empreendimentos de características semelhantes. Dois consórcios participaram da abertura do certame: Consórcio Coqueiros Aracaju, formado pelas empresas Construbase, Cidade, Paulitec e Heca; e o Consórcio Segunda Ponte composto pelas empresas A Gaspar, Arteleste e Via Engenharia.

O secretário da Sedurbi, Luiz Roberto Dantas, detalhou o andamento do processo. “Recebemos a documentação das empresas em quatro envelopes distintos, seguindo rigorosamente o que determina o edital: um contendo a proposta, o segundo com a documentação de habilitação, o terceiro a proposta técnica e o quarto a proposta de preço. A primeira etapa foi o credenciamento das licitantes, e todas as empresas foram consideradas aptas. Na sequência, analisamos as garantias de proposta, que também estavam em conformidade”, afirmou.

Conforme Luiz Roberto, a partir de agora será definida a data para divulgação do resultado da análise da documentação de habilitação, que ficará a cargo da Comissão de Licitação da Sedurbi, com o apoio de um grupo de trabalho instituído por portaria específica. "Essa equipe fará a avaliação detalhada e emitirá a pontuação necessária para determinar se as empresas estão habilitadas a seguir no processo. Após essa fase, agendaremos uma nova sessão para divulgação do resultado do julgamento de habilitação e abertura dos envelopes referentes às propostas de técnica e de preço”, complementou.

O secretário ressaltou ainda a relevância da iniciativa para o cenário nacional. “Trata-se de um investimento estruturante, capaz de transformar a dinâmica urbana e regional, reforçando o compromisso do Governo do Estado com a modernização da infraestrutura e o avanço sustentável de Sergipe. Eu ouso dizer que, neste momento, será a grande intervenção aguardada pelo mercado brasileiro. A maior obra do Brasil lançada pelo Estado de Sergipe”, afirmou Luiz.

A agente de Contratação da Sedurbi, Carmen Sueli Cruz Silva, presidiu a mesa e enfatizou o rigor e a transparência do processo. “Conduzimos todas as etapas com máxima responsabilidade e observância integral à Lei nº 14.133/2021. A sessão ocorreu de forma pública, com registro audiovisual completo, garantindo segurança jurídica e acesso igualitário a todos os participantes. É um momento importante para Sergipe, e nosso compromisso é assegurar que cada fase seja realizada com lisura e total conformidade técnica”, afirmou.

A nova ponte Aracaju–Barra dos Coqueiros nasce com o propósito de fortalecer a integração entre os dois municípios e reduzir a carga de tráfego sobre a ponte atual, que há anos opera acima de sua capacidade. Além da mobilidade urbana, a infraestrutura será fundamental para impulsionar o crescimento econômico, facilitar o acesso a serviços essenciais e atrair investimentos para a região.

Antes de lançar a licitação, o Governo do Estado promoveu audiências públicas com moradores de Aracaju e da Barra dos Coqueiros, apresentando o Estudo e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima) e ouvindo as contribuições da comunidade.

Com a construção da nova ponte, a expectativa é de que todo o litoral norte sergipano, incluindo Aracaju, Barra dos Coqueiros e municípios vizinhos, experimente um ciclo de desenvolvimento econômico, social e turístico. A obra, considerada essencial e há muito reivindicada pela população, promete ampliar o acesso, reduzir distâncias e gerar novas oportunidades.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.