
Às vésperas da matrícula para o ano letivo de 2026, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) orienta estudantes e familiares a acessarem o Portal da Matrícula na Rede Pública Estadual de Ensino, por meio do cadastro antecipado. Segundo a Portaria nº 8052/2025, o período de matrícula seguirá do dia 5 até 19 de janeiro de 2026. Para a realização das matrículas de forma segura, o cadastro prévio ou possível atualização de dados deverão ser efetuados de forma online, no Portal da Matrícula, disponível no endereço eletrônico: matriculaonline.seduc.se.gov.br .
Antes do início da abertura da matrícula online, é fundamental que os estudantes, pais e responsáveis entrem, com antecedência, no Portal para a realização do cadastro no site (em caso de não haver cadastro), e para aqueles que já têm o acesso, caso haja alguma mudança nos dados, realizem a atualização.
Para quem irá entrar no site pela primeira vez, o processo é simples: basta pesquisar por matriculaonline.seduc.se.gov.br e clicar no botão ‘Cadastro’, em azul (no celular, é só rolar a tela para encontrar a função). Feito isso, resta preencher os dados corretamente para gerar a senha de acesso.
Em caso de estudantes que já têm o cadastro no site, é necessário apenas inserir o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha, assim que entrar no portal. Se o estudante esquecer a senha, é só clicar na opção ‘Esqueci minha senha’, em azul, e efetuar os procedimentos solicitados. É aconselhado aos alunos, pais e responsáveis que já tenham feito o cadastro, conferirem os dados, para verificar se há alguma necessidade de atualização. Em todos esses casos, o próprio portal também conta com tutoriais simples e práticos para o auxílio na hora de fazer a inscrição.
A coordenadora do Núcleo Gestor da Matrícula Online da Seed, Jaqueline Andrade, destaca que esse acesso antecipado ao site é fundamental para providenciar dados que o aluno ainda não tem, como CPF. “Para os novos estudantes, solicitamos que façam esse cadastro com antecedência, porque, para fazer a matrícula na rede, este registro é obrigatório. Isso já vai facilitar o acesso, já que a pessoa vai ter a senha. O CPF é um dado muito importante que deve ser preenchido durante o cadastro. Caso o aluno ainda não o tenha, a família deve buscar postos de atendimento conveniados, como agências dos Correios e Cartórios de Registro Civil", reforça.
Os estudantes que irão realizar a matrícula ou fazer a renovação devem informar corretamente os seus dados. Já as atualizações que se façam necessárias devem ser efetivadas diretamente no Portal da Matrícula, para que a Seed as utilize como base para o planejamento das políticas públicas educacionais.
