
Nesta quarta-feira (3), a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) celebra o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, data estabelecida pela ONU para reforçar a importância da igualdade de direitos, da acessibilidade e da participação plena das mais de 2,7 milhões de pessoas com deficiência no estado.
A SEDPcD destaca que a data é um chamado para ampliar a conscientização sobre os desafios enfrentados por pessoas com deficiência, combater barreiras ainda existentes e fortalecer políticas públicas que garantam dignidade, autonomia e oportunidades.
“Incluir é garantir que ninguém fique para trás, princípio que orienta o compromisso do Estado com políticas que tornem São Paulo cada vez mais acessível, diverso e inclusivo”, ressalta Marcos da Costa, secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Marcando a semana de celebrações pelo 3 de dezembro, a SEDPcD organizou em parceria com instituições, prefeituras e entidades uma programação extensa de ações de cultura e lazer pelo Estado. A Virada Inclusiva acontece em cidades do interior, litoral e na capital com uma programação para todas as idades.
Além disso, entregou o Selo “Amigo da Pessoa com TEA” na última terça-feira (2) e vai ainda realizar um feirão de emprego exclusivo para pessoas com deficiência com mais de 900 vagas disponíveis e um mutirão de laudos caracterizadores para o trabalho, na próxima quinta-feira (4).
A Secretaria tem intensificado ações como programas de empregabilidade, capacitações de agentes públicos para atendimento à pessoa com deficiência, expansão dos atendimentos dos Centros de Apoio Técnico (CATs), incentivo à cultura inclusiva, além de iniciativas de formação em Libras e campanhas de sensibilização.
Visando a independência e empoderamento das mulheres com deficiência, a SEDPcD tem levado o programa TODAS in-Rede a todo o interior e litoral paulista. O programa tem como foco as ações de articulação e mobilização regional para assegurar uma comunicação eficaz e protetora com as mulheres com deficiência em todo o estado, criando também uma rede de informação e interação para este público.
Com foco no compartilhamento e promoção do conhecimento sobre a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade, a SEDPcD inaugurou em maio deste ano a Escola da Inclusão, iniciativa pioneira que visa assegurar que todas as pessoas, independentemente de suas habilidades, tenham a oportunidade de viver com dignidade e igualdade.
Ainda na área da educação, a Disciplina Paulista de Acessibilidade e Inclusão, iniciativa, inédita no Brasil, envolve quatro instituições públicas estaduais de ensino superior: USP, Unesp, Unicamp e Univesp e traz conteúdos fundamentais para preparar futuros profissionais para atuarem de forma mais sensível, ética e prática diante das questões relacionadas à deficiência.
Além disso, a SEDPcD inaugurou o Centro TEA Paulista, o primeiro equipamento estadual voltado exclusivamente para atendimento, orientação e apoio a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), seus familiares e cuidadores. O Centro representa um marco no fortalecimento das políticas públicas inclusivas, com foco no acolhimento humanizado, na escuta ativa e na oferta de serviços de forma integrada e acessível.
“Com o propósito de levar políticas públicas a todas as pessoas com deficiência do Estado, trabalhamos para que São Paulo avance como um estado cada vez mais acessível”, afirma o secretário.