
As simulações da ONU ganharam ainda mais intensidade na tarde de terça-feira (2), no Hotel Fiesta, quando os 360 estudantes envolvidos na Bahia Model United Nations (BaMUN) avançaram nos debates nos 15 comitês temáticos. Entre discursos e negociações , as delegações mergulharam em análises sobre clima, justiça climática, direitos humanos, inteligência artificial, povos indígenas e segurança global, consolidando a experiência pedagógica que marca o evento.
A BaMUN é uma iniciativa da Secretaria da Educação da Bahia que aproxima os estudantes das dinâmicas diplomáticas da Organização das Nações Unidas, estimulando competências como pesquisa, oratória, escuta ativa e pensamento crítico. Reconhecida por seu caráter formativo, a simulação coloca os jovens no papel de representantes de países, incentivando a construção coletiva e o protagonismo estudantil.
A secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, que esteve presente no evento na tarde dessa terça (2) para prestigiar as delegações, ressaltou a força da participação estudantil. “Tenho plena confiança de que os estudantes podem transformar a Bahia. Nosso compromisso é oferecer a melhor educação possível, e só conseguimos isso com o empenho e protagonismo de cada um desses meninos e meninas. Esse é o futuro da nossa rede estadual e tenho plena certeza de que eles podem se tornar líderes, profissionais e agentes de mudança em qualquer área que escolherem”.
Para Maria Clara Portela, 17 anos, estudante do Colégio Estadual Pedro Paulo Marques e Marques, a participação tem sido marcante desde o primeiro momento. “O evento está sendo incrível. Pela manhã tivemos a abertura e a primeira sessão, e agora à tarde seguimos com debates importantes sobre saúde mental e inteligência artificial”, contou. “É muito especial ver nossos esforços reconhecidos e participar de um espaço que amplia nosso conhecimento e conecta tantos estudantes da Bahia”, completou.
Fonte
Ascom/SEC