Quinta, 04 de Dezembro de 2025
23°C 32°C
Maceió, AL
Publicidade

Estudantes da rede estadual de Salvador participam de experiência imersiva sobre prevenção de gravidez na adolescência

Os estudantes do Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia, localizado em Salvador, participaram, nesta terça-feira (2), no Instituto Anísio Teixeir...

Colaboração para o Jornal Online Alagoas
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Secom Bahia
03/12/2025 às 23h46
Estudantes da rede estadual de Salvador participam de experiência imersiva sobre prevenção de gravidez na adolescência
Foto: Emerson Santos/SEC

Os estudantes do Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia, localizado em Salvador, participaram, nesta terça-feira (2), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), do lançamento da 2ª edição da Expo do Cuidado, uma mostra interativa sobre prevenção da gravidez não desejada na adolescência e perspectivas de futuro. A experiência consiste em uma visita mediada por monitores, que conduzem estudantes de 12 a 19 anos a quatro estações temáticas e um epicentro, onde participam de dinâmicas com recursos de gamificação e conteúdos informativos.

Continua após a publicidade
Anúncio

A iniciativa é realizada pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e o Governo da Bahia, por meio da Secretaria das Mulheres do Estado (SPM), da Secretaria de Educação (SEC), da Secretaria de Saúde (SESAB) e da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH). A exposição faz parte da programação dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher e integra o projeto "Oxe, Me Respeite - Nas Escolas", desenvolvido pela SPM, em parceria com a SEC e o Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (NEIM), da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Segundo a assessora técnica Larissa Gonçalves, que representou a secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, e também atuou como monitora, a exposição dialoga com o documento curricular referencial da Bahia, que traz a questão da educação em diversidade e direitos humanos. “Nós temos um desafio muito grande de integrar essas temáticas dentro do nosso currículo e também a potencialidade dentro das escolas, com a formação dos comitês de empoderamento e enfrentamento ao machismo na rede”, afirmou.

Presente na cerimônia, a secretária estadual de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia, Neusa Cadore, destacou o alcance da exposição. “Hoje, a gente comemora esse avanço, pois a exposição ficará disponível por quatro meses no IAT, recebendo diversos alunos. O nosso sonho é que a gente possa levar essa experiência para todos os territórios e todas as cidades da Bahia, para que outros adolescentes tenham acesso a essa exposição tão potente e bem pensada”.

Informações com interatividade

A estudante Judy Camillo, 17 anos, do curso técnico em Administração, aprovou a exposição. “Eu gostei muito de participar, pois não esperava que fosse tão legal. Eu realmente aprendi diversos conteúdos e é muito bom a gente ter acesso a esse conhecimento trazido por instituições que se preocupam com a gente. Achei interessante que, além de abordar sobre questões como gravidez e prevenção de doenças, a exposição também trabalha questões como planos de vida e carreira”, disse.

Para a estudante Maria Luisa Menezes, 15 anos, do curso técnico em Serviços Jurídicos, a exposição foi interessante. “Orientar o estudante é prevenir um abuso ou gravidez precoce, fazendo com que o adolescente se identifique com o seu corpo. A exposição traz toda essa educação sexual de forma lúdica para que o estudante tenha facilidade em compreender as informações”, comentou.

O lançamento da exposição também contou com a participação da diretora geral do IAT, Vânia Almeida; da chefe do escritório do UNFPA em Salvador, Michele Dantas; da superintendente de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado da Bahia (SJDH); do diretor de Alianças da Organon, Marcel Zetun; entre outros.

Fonte: Ascom/SEC

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.