Quinta, 04 de Dezembro de 2025
23°C 32°C
Maceió, AL
Publicidade

Educação de SP começa a distribuir óculos para alunos da rede estadual; projeto deve alcançar 13 mil alunos

As primeiras entregas foram realizadas nesta primeira semana de dezembro, na capital paulista

Colaboração para o Jornal Online Alagoas
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Secom SP
04/12/2025 às 08h25
Educação de SP começa a distribuir óculos para alunos da rede estadual; projeto deve alcançar 13 mil alunos
Cerca de 50 alunos receberam as novas armações e lentes nesta quarta-feira (3). Foto: Seduc

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) dá início nesta semana a mais uma etapa do projeto “Olhar o Futuro SP”, que tem como objetivo levar atendimento oftalmológico e óculos de forma gratuita para cerca de 13 mil alunos da rede estadual. A ação é uma parceria da Educação com a ONG Renovatio.

Continua após a publicidade
Anúncio

Nesta quarta-feira (3) foram contemplados pela iniciativa os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Escola Estadual Rita Júlia, na zona leste da capital. “Essa ação é importante porque ela apoia crianças que precisam eliminar barreiras no processo de aprendizagem, neste caso os distúrbios da visão. Trabalha também a autoestima, porque após os exames os alunos puderam escolher qual armação mais gostavam, então eles saíram daqui muito animados”, destaca a supervisora da unidade escolar, professora Vanessa Moreira Mamedio.

Cerca de 50 alunos receberam as novas armações e lentes nesta quarta-feira (3), entre eles a estudante Lais Benitez Fernandes, de 10 anos de idade, aluna do 5º ano do Ensino Fundamental. Ela contou como a falta dos óculos estava atrapalhando o seu dia a dia dentro e fora da escola: “Eu sempre tive dificuldade para enxergar, era difícil ver televisão, ler a lousa. Mas agora que eu recebi os óculos facilitou muito, eu fiquei muito feliz”.

Maria Helena Fernandes é avó da estudante e relatou como já havia notado a dificuldade da neta para enxergar e como o projeto foi importante para solucionar a barreira da estudante para o desenvolvimento escolar: “Eu estava preocupada, a professora já tinha dito que ela estava com dificuldade para ver o quadro, trocou ela de lugar e mesmo assim não ajudou. Ela sempre falava que não estava enxergando, mas eu sou aposentada, a minha filha é mãe solo, não dava para comprar agora. Quando ela chegou em casa falando que iria ganhar os óculos, nossa, eu nem acreditei”, conta a avó, emocionada.

Estudante Lais Benitez Fernandes, de 10 anos de idade, aluna do 5º ano do Ensino Fundamental, recebeu os óculos. Foto: Seduc
Estudante Lais Benitez Fernandes, de 10 anos de idade, aluna do 5º ano do Ensino Fundamental, recebeu os óculos. Foto: Seduc

O projeto receberá investimentos de R$7 milhões e tem como objetivo facilitar o acesso à saúde ocular dentro das escolas, favorecendo o aprendizado e a permanência dos estudantes em sala de aula.

Até o final deste ano letivo, serão entregues os primeiros 450 óculos do projeto, contemplando quatro escolas que concluíram as três etapas — triagem, consultas oftalmológicas e entrega dos óculos.

Para 2026, está prevista a ampliação das ações. Em 66 escolas haverá as três etapas — triagem, consultas e entrega dos óculos — e em outras 87 unidades que já passaram pela triagem neste ano, os alunos serão destinados às consultas oftalmológicas e receberão os óculos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.