
A Prefeitura do Rio de Janeiro recebeu, na quarta-feira (3/12), o selo CAIXA Gestão Sustentável. Criado pela Caixa Econômica Federal (CEF), esse é um reconhecimento aos municípios que apresentam indicadores públicos que denotam a aplicação de boas práticas de Governança e Responsabilidade Socioambiental na gestão pública local. O certificado foi entregue ao vice-prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Cavaliere, no Centro Administrativo São Sebastião (CASS), sede da Prefeitura do Rio, e contou com a presença da secretária municipal de Fazenda, Andrea Senko, do secretário municipal de Integridade e Transparência, Rodrigo Corrêa, além de representantes do banco.
O município do Rio de Janeiro alcançou 76 pontos na avaliação, considerando as informações coletadas de variadas fontes públicas, de sistemas governamentais e de índices auto declaratórios. A Superintendência de Captação de Recursos, órgão da Secretaria Municipal de Fazenda, atuou na coordenação junto aos órgãos da Prefeitura, para a comprovação dos indicadores distribuídos em quatro categorias de avaliação: Ambiental, Social, Governança e Climático. Cada um dos indicadores possui um peso específico, que varia conforme a sua importância dentro do instrumento de avaliação e representa, por meio da pontuação, o nível de maturidade desenvolvido pelo município em cada indicador avaliado.
– Esta iniciativa é um importante instrumento de reconhecimento e incentivo em práticas mais sustentáveis nos âmbitos social, ambiental, climático e de governança – afirmou a secretária de Fazenda, Andrea Senko.
A cidade do Rio recebeu o selo pela primeira vez em agosto de 2023. Além do reconhecimento de uma gestão eficaz, o selo garante condições diferenciadas na contratação de serviços e de produtos bancários, como a contratação dos produtos FINISA Verde e FINISA Transformação Digital.
– A adoção de práticas sustentáveis e de governança é uma garantia de que o cidadão terá serviços públicos eficientes e responsáveis. Esse reconhecimento da Caixa é um incentivo para seguir ampliando ações que impactam positivamente a vida das pessoas – disse o secretário de Integridade e Transparência, Rodrigo Corrêa.