
O governador Carlos Brandão vistoriou, neste sábado (6), o andamento das obras de requalificação da Praça do Sol, na Praia da Ponta d’Areia, em São Luís (MA). O projeto, executado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), tem como objetivo transformar o espaço em uma área mais segura, inclusiva e sustentável para moradores e turistas.
Com aproximadamente 25 mil m², a obra inclui reforma geral, demolição completa de pisos, instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, além da remoção de estruturas antigas. Entre os serviços estruturantes em andamento, está a contenção costeira, construída com estacas, blocos de coroamento e cortinas de concreto para garantir mais estabilidade e proteção da orla.
O novo espaço também ganhará piso de alta resistência e piso podotátil, ampliando a acessibilidade. A obra inclui a construção de uma praça de alimentação com 36 quiosques com cobertura metálica e telhas termoacústicas, além de 11 barracas de água de coco.
A requalificação prevê ainda academia, playground, parque para pets, execução de instalações hidráulicas e elétricas, três rampas de acessibilidade para a praia, uma rampa exclusiva para guardas-vidas, guarda-corpos, estacionamento e um novo posto policial, reforçando a segurança do local.
“A revitalização desse espaço tão querido já avança cerca de 80% e traz mais melhorias, cuidado e um visual totalmente renovado neste belíssimo cartão-postal”, afirmou o governador Carlos Brandão.
"Estamos empenhados para entregar a Praça do Sol, na Ponta d’Areia, à população nas próximas semanas. Aqui, além do belo visual, teremos 36 quiosques com telhas termoacústicas, barracas de côco, academia, playground, parque pet e posto policial, entre outros itens. É uma grande realização", afirmou o fiscal da obra e engenheiro da Sinfra, Márcio André Pereira.
A obra está 80% concluída e calcula-se a entrega da nova Praça do Sol para o dia 30 de dezembro de 2025. Iniciada em maio de 2024, a condução da obra passou por várias etapas, como uma longa negociação com os barraqueiros que ocupavam a área, entre outras, até avançar ao estágio atual.