
“Estou com o coração transbordando de felicidade”. Essas foram as palavras que a aposentada e paciente oncológica há mais de oito anos, Edilma Santos, de 55 anos, usou para definir como se sentia após conhecer o Hospital do Câncer de Sergipe Governador Marcelo Déda (HCS) - um sonho da população sergipana, que será realizado neste mês de dezembro.
“Em janeiro de 2026, eu completo nove anos só de quimioterapia, porque eu não tive chance de tirar o câncer, então eu convivo com ele. E, agora, estou aqui conhecendo o Hospital do Câncer de Sergipe, onde era apenas um terreno. Se Deus permitir, já farei a minha próxima sessão de quimio neste novo hospital”, ressaltou a aposentada.
Edilma e mais três pacientes oncológicas que fazem tratamento na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), visitaram o novo hospital público de Sergipe, antes mesmo dele ser inaugurado. Elas são as primeiras pacientes a conhecerem o HCS.
O momento foi marcado por muita emoção e deixou as pacientes animadas para o início do funcionamento do hospital. A dona de casa Andrea Gomes, 52, descobriu um câncer de mama em 2021, já passou por tratamentos cirúrgicos e radioterapia, e, no momento, faz hormonioterapia. Para ela, a entrega do HCS dá esperança a todos os pacientes oncológicos. “O hospital está lindo. O atendimento vai ser ampliado para mais pacientes, então eu fico mais encantada ainda. O sentimento é de felicidade porque esse é um sonho realizado”, destacou.
Quem também está feliz com a chegada da unidade é a vendedora Valdinete dos Santos, 52. Ela iniciou o tratamento para combater um câncer de mama em 2015 na rede particular, mas depois da pandemia passou a fazer o acompanhamento no Huse e, atualmente, está em fase de remissão.
Val, como gosta de ser chamada, se emocionou ao ver a estrutura da nova unidade que cuidará dos pacientes oncológicos em Sergipe. “Estou muito feliz com a construção desse hospital. Para nós, pacientes oncológicos, é muito gratificante. Gostei muito que aqui terá um espaço para as crianças e outro para os adultos, tudo muito organizado”, afirmou.
Com apenas 37 anos, a gerente Alessandra Porciúncula, 47, foi diagnosticada com um câncer de mama em estágio avançado. Ela conta que a descoberta foi difícil, mas que encontrou acolhimento na equipe do maior hospital de urgências de Sergipe, o Huse. Hoje, Alessandra continua em tratamento e está na expectativa para a inauguração do HCS.
“Eu fiquei maravilhada ao ver o novo hospital. Porque ele ampliará o tratamento não só para mim que já sou paciente, mas também para outros que podem necessitar. O departamento de quimioterapia está muito organizado, a estrutura parece de primeiro mundo”, disse a gerente.
Estrutura
O hospital contará com uma estrutura ampla e moderna, composta por mais de 200 leitos. A unidade representa um marco no avanço da saúde pública em Sergipe, pois oferecerá assistência no diagnóstico, tratamento e reabilitação do câncer para a população sergipana.
A unidade irá dispor de 136 leitos de internação hospitalar, distribuídos em dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, dez leitos de UTI pediátrica, 13 leitos de isolamento e 103 leitos de enfermaria, destinados a diferentes especialidades como oncologia clínica, cirúrgica e pediátrica. O hospital também terá 20 leitos no setor de Pronto-Socorro (Pronto Atendimento) e 74 poltronas dedicadas ao setor de quimioterapia, garantindo atendimento completo e humanizado.











