
O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), certificou mais de três mil jovens, em cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC). A solenidade de entrega dos certificados aconteceu nesta terça-feira, 9, no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju, contando com a representação de mais de 1.200 jovens concluintes dos 20 cursos ofertados em 2025.
A iniciativa representa um passo na política estadual de qualificação profissional iniciada em 2023, beneficiando estudantes de 69 municípios sergipanos. O total de estudantes certificados, incluindo os profissionais da educação, chega a 3.218 até o fechamento em 17 de dezembro.
O estudante do Centro de Excelência Leonardo Gomes, João Gabriel, em Cristinápolis, que finaliza o 3º ano do Ensino Médio juntamente com o curso de Auxiliar Administrativo, disse que a conclusão do curso abre uma perspectiva de primeiro emprego. “Aprendi a agir diante de problemas, de situações de gerenciamento na empresa, como gerar documentos, fazer contratos e pretendo usar o curso para aprimorar a área de trabalho e penso até em entrar numa grande empresa”, destacou, juntamente com o concluinte do mesmo curso, Ruan Aparecido, que já trabalha e pretende aperfeiçoar as atividades de atendente depois da conclusão.
Nesta edição, além dos cursos nos eixos Tecnologia da Informação, Saúde, Gestão e Negócios, a Seed ampliou a formação continuada da rede estadual com 100 turmas inéditas voltadas exclusivamente aos profissionais da educação, com destaque para o curso de Acompanhante para Atendimento Educacional Especializado (AAEE). A ação qualifica servidores para apoiar estudantes com deficiência, transtornos do desenvolvimento e necessidades específicas, fortalecendo a política de inclusão.
A cursista Carolaine Andrade Santos Silva trabalha na educação especial no Colégio Estadual Coelho e Campos, em Capela, e finalizou juntamente com mais 26 estudantes do curso de AAEE. Segundo Carolaine, o curso possibilitou conhecer mais sobre como lidar com crianças com transtornos especiais e necessidades específicas. “É uma educação especializada que exige um atendimento especial. Quanto mais cursos, melhor!”, afirmou, juntamente com as concluintes Cristina Melo, Vilma Lima, Maria Marta e Elizane da Silva
O diretor do Colégio Estadual Professora Maria Vieira Santos Silva, no povoado Ladeirinhas, em Japoatã, João Antônio Souza, acompanhou a trajetória dos cursos de Recepcionista em Serviço de Saúde e Gestão em Agronegócio. Por ser de uma comunidade rural, João Antônio disse que os cursos profissionalizantes são de suma importância para a comunidade, que tem neles a oportunidade de alavancar o currículo e incentivar uma perspectiva de futuro melhor dentro e fora do campo.
Solenidade de certificação
Além da entrega simbólica dos certificados aos jovens representantes dos 20 cursos ofertados, também foram entregues cinco placas de melhores projetos integradores, a exemplo do curso de Operador de Computador, do Colégio Estadual Joaquim Cardoso, localizado em Malhador, com o projeto ‘Guia Prático para Proteger a Sua Privacidade Digital’, da gestora Luciene da Silva Menezes; instrutor do Senac, José Nathanael, e o estudante Júlio José da Silva.
De acordo com o secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, a parceria entre Seed e Senac, iniciada em 2023, chegou a sete mil estudantes do Ensino Médio concluintes dos cursos em áreas como informática, gestão, comércio, marketing digital, saúde e tecnologia. Em 2025, a expansão foi de 152 turmas em execução, alcançando 69, consolidando um ciclo sólido de qualificação na rede pública estadual. “São cursos que permitem desenvolver a objetividade e clareza do que, para que e onde os alunos querem chegar. É esta visão objetiva e clara do mundo na empregabilidade, mundo do negócio, do mundo da sobrevivência econômica, fundamental hoje em dia”, disse Zezinho Sobral.
O presidente do Sistema Fecomércio, Marcos Andrade, destacou o papel dos cursos profissionalizantes no avanço do estado em carteiras assinadas. Para ele, a parceria entre o Governo de Sergipe e o Senac faz bem à economia, ao mercado de trabalho e à qualificação da juventude. “Nós estamos vendo em três anos, mais de 10 mil jovens qualificados. Fazemos formação com excelência, não é só qualificar: é educar com amor, para transformar, transferir àqueles que querem aprender de acordo com a vocação de cada região”, afirmou.
São ofertados cursos nos eixos de Tecnologia da Informação, Saúde, Gestão e Negócios, com carga horária entre 120 e 264 horas. Entre as opções escolhidas pelos estudantes estão cursos como Assistente em Mídias Digitais, Atendente de Farmácia, Editor de Vídeos, Empreendedorismo, Marketing Digital, Manutenção e Suporte em Informática, Programador de Sistemas, Produção de Vídeos, Operador de Computador, Recepcionista em Serviços de Saúde e Acompanhante para Atendimento Educacional Especializado (AAEE).





















