
A Imprensa Oficial Graciliano Ramos teve o trabalho reconhecido no encerramento da I Semana Estadual de Acessibilidade, promovida pela Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), na última quarta-feira (10), em solenidade no Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas.
O certificado foi entregue durante o evento que debateu avanços e compromissos na promoção de direitos das pessoas com deficiência, em reconhecimento à publicação da versão em braile do livro ‘A terra dos meninos pelados’, de Graciliano Ramos.
Lançado em parceria com a Secdef, o livro infantil faz parte das ações do Governo de Alagoas que visam promover a inclusão, tornando a obra do escritor acessível a mais leitores.
.jpeg)
O lançamento integrou a programação da Imprensa Oficial na 11ª edição da Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que aconteceu entre os dias 31 de outubro e 09 de novembro, no Centro de Convenções de Maceió. No mesmo evento, a Imprensa Oficial também reuniu dois dos maiores especialistas na vida e obra de Graciliano – os escritores Ricardo Ramos, neto do autor, e Cida Pedrosa, vencedora do Prêmio Jabuti –, que participaram de uma roda de conversa e, na ocasião, celebraram a iniciativa.
Durante a solenidade que também contou com a presença de autoridades como o vice-presidente do Poder Judiciário de Alagoas, desembargador Carlos Cavalcanti, a secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Tereza Nelma, reforçou a importância da parceria com órgãos como a Imprensa Oficial. Ela salientou o empenho de todos os que fazem a editora, a fim de que a versão em braile da obra de Graciliano Ramos fosse concluída em tempo hábil, ou seja, antes do início da Bienal.
“Inclusão é sinônimo de respeito, e essa obra chega para consolidar o nosso trabalho, que visa, sobretudo, à igualdade de oportunidades”, frisou a secretária, cujo certificado foi entregue à coordenadora editorial da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, Clarice Maia – que, na ocasião, representou o diretor-presidente Mauricio Bugarim.
.jpeg)
Bugarim lembrou não só o pioneirismo, mas também o alcance social do livro que homenageia o célebre escritor alagoano, aproximando novas gerações de sua obra.
“Este livro tem uma simbologia enorme, visto que traduz em ação concreta o compromisso do governador Paulo Dantas com a acessibilidade. É um passo muito importante para que a nossa produção editorial seja, de fato, inclusiva”, avaliou o presidente, acrescentando que, muito em breve, a Imprensa Oficial lançará novas versões em braile de outros livros.

A obra
‘A terra dos meninos pelados’ é um dos sete títulos (sendo três destinados ao público infanto-juvenil) que formam a Coleção Graciliano Ramos. Cada livro recebeu ilustrações exclusivas, criadas por profissionais alagoanos ou residentes em Alagoas e que reinterpretam o universo literário de Graciliano, respeitando as características e o tom singular de suas narrativas.
O livro conta a história de Raimundo, um menino careca, com um olho preto e outro azul, que sofre preconceito por sua aparência física. Para lidar com a exclusão, Raimundo cria um lugar chamado Tatipirun, onde todos são como ele e as diferenças são celebradas e valorizadas, promovendo, assim, reflexões sobre aceitação e liberdade.