O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), promoveu, nesta terça-feira, 16, a segunda consulta pública do Plano Estadual de Ações Climáticas (Peac), realizada no município de Lagarto e voltada à região do agreste sergipano. A atividade ocorreu no Campus Lagarto da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e reuniu gestores públicos municipais, representantes da área ambiental e integrantes da sociedade civil organizada.
A iniciativa teve como finalidade reunir contribuições da população para subsidiar a formulação de políticas públicas e estratégias de mitigação e adaptação aos efeitos das mudanças climáticas. Nesta etapa do processo participativo, a Semac, em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA), apresenta à sociedade o diagnóstico e as propostas técnicas elaboradas pela consultoria responsável.
A secretária de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas, Deborah Menezes Dias, destacou a importância de levar as consultas para os municípios e consolidar as contribuições ao longo do processo. “A segunda consulta pública do Plano Estadual de Ações Climáticas reforça o nosso compromisso com a descentralização e com a participação popular. Ao longo das consultas, têm sido acumuladas sugestões ricas que refletem a realidade de Sergipe, de quem vive, trabalha e produz no agreste. Essas contribuições práticas enriquecem o diagnóstico e orientam ações reais de adaptação e mitigação que dialogam com as necessidades da nossa gente”, destacou.
O secretário executivo da Semac, Samir Felipe, lembrou que cada região do Estado é impactada de maneiras diferentes pelas mudanças climáticas. “A principal características dos impactos humanos no litoral é a especulação imobiliária. Já no agreste e sertão, é a mudança do uso do solo que impacta o clima de formas diferentes. Trazer as consultas para o interior permite capilaridade e a produção de um documento que retrate a realidade do estado e seja mais efetivo”, enfatizou.
Diagnóstico
Na apresentação inicial para a consulta, foram exibidos os resultados dos levantamentos realizados até agora pela FIA, que incluem o mapeamento dos riscos e as vulnerabilidades do Estado de Sergipe em relação ao clima e os cenários climáticos futuros. A consultoria também concluiu o inventário das emissões de Gases de Efeito Estufa em Sergipe e o diagnóstico climático do estado.
O representante da FIA, Francisco Sandro Holanda, também destacou os principais eixos do plano de mitigação dos efeitos climáticos: redução gradual de emissões até 2050, expansão das energias renováveis, fortalecimento da resiliência hídrica, redução dos impactos da biomassa e redução de impactos nas populações vulneráveis. Outro produto já concluído, considerado fundamental pelo consultor, é o mapeamento das fontes de financiamento público e privado disponíveis.
O superintendente do Consórcio Público de Resíduos Sólidos e Saneamento Básico e do Sul e Centro Sul Sergipano (Conscensul), Diego Fontes, afirmou, na consulta, que a realização da consulta no interior do estado dá às pessoas de todas as regiões do Estado a oportunidade de se manifestar sobre os problemas com os quais convivem todos os dias. E reforçou, também, o impacto da gestão correta de resíduos sólidos na mitigação dos impactos das mudanças climáticas. “O descarte inadequado de lixo piora os resultados de todos os desastres climáticos”, enfatizou.
Estiveram presentes ao encontro representantes dos municípios de Lagarto, Boquim e Itabaianinha, do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe e da sociedade civil organizada, como a Ordem dos Advogados do Brasil.
Próxima etapa
Na quinta-feira, 18, a Semac realiza a última das consultas públicas previstas para o Peac, contemplando o litoral sergipano. A reunião acontece no auditório da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise), que fica localizado na avenida José Carlos Silva, nº 4444, bairro Inácio Barbosa, em Aracaju. O encontro é aberto a todos os interessados em contribuir para a construção de políticas públicas e de estratégias voltadas à mitigação de impactos e à adaptação às mudanças climáticas.
Consulta pública virtual
Também é possível participar do Peac de forma online, por meio dos links abaixo, divididos em Plano de Mitigação e Adaptação Climática e Plano de Educação Ambiental e Conscientização Pública, que estarão disponíveis até 10 de janeiro de 2026.
Confira as informações sobre a próxima consulta pública para elaboração do Plano Estadual de Ações Climáticas (Peac):
Litoral - Aracaju
Data: 18/12/2025
Hora: 8h às 12h
Local: Auditório da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise), avenida José Carlos Silva, nº 4444, bairro Inácio Barbosa, Aracaju (SE).



